quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Trabalho e Dignidade!

“O trabalho nos revela para os outros e para nós mesmos. Por meio dele construímos nossa identidade. A partir dele descobrimos habilidades, poderes, limites, competências, alegrias, tristezas. Criamos vínculos com as pessoas, com os ambientes, com a cidade e a nação. Por meio dele entramos em contato com os costumes da sociedade, suas leis, sua moral, seus anseios e filosofia de vida, e os assimilamos. Nos comprometemos com causas e uns com os outros. Desenvolvemos interesses, afinidades, finalidades e metas para nossa vida. E também afinamos sonhos, medos, desejos. O trabalho é o lugar privilegiado onde descobrimos, inclusive, para que viemos e do que nos compete cuidar nesta vida.” (Dulce Critelli)

O Dia do Trabalho é essencialmente importante, porque é nessa data que lembramos sempre o quanto os trabalhadores têm se esforçado para o progresso da humanidade. Todas as pessoas, cada uma na sua profissão, são igualmente necessárias. A sociedade depende tanto de engenheiros e médicos quanto de pedreiros, padeiros e agricultores.

A cada 1º de maio lembramos também a luta dos trabalhadores pelo direito de viver com dignidade, lembramos Zumbi e todos os que resistiram à escravatura, lembramos os trabalhadores executados em Chicago, na luta pela redução da jornada, lembramos tamém daqueles que morreram pela reforma agrária, nos acidentes do trabalho e as crianças exploradas e mutiladas em atividades cruéis.

Lembramos também que os banqueiros continuam fraudando o sistema financeiro, grandes empresas sonegam impostos, o governo sacrifica as aposentadorias privadas, reduz o orçamento da educação e saúde, enquanto políticos corruptos enriquecem sem freios.

Vamos comemorar o Dia do Trabalho cheios de orgulho e dignidade e não vamos esquecer que precisamos colocar nosso país nos trilhos, pois, só conseguiremos reverter o quadro atual quando viabilizarmos mais empregos, mais investimentos, mais geração de riqueza que seja distribuída igualmente entre todos.

A Diretoria

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...