sexta-feira, 9 de abril de 2010

1a Conferência s/Trabalho Decente

O Ministério do Trabalho realizará, dias 4 e 5 de maio, em Brasília, a 1ª Conferência Nacional de Trabalho Decente. No evento, que ocorrerá no Centro Cultural Banco do Brasil, será apresentado o Plano Nacional de Trabalho Decente, que tem por finalidade contribuir com os objetivos de redução da pobreza e promoção do desenvolvimento equitativo e sustentável, em conformidade com pilares do trabalho decente da OIT.

O trabalho decente é aquele adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna, sendo uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

MTE

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Desencontro Político no Aumento dos Aposentados

Ninguém se entende. Sindicalistas, aposentados, deputados federais e senadores anunciaram um acordo em torno da propsota de 7,7% de reajuste das aposentadorias, acima do mínimo. Mais tarde o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza disse que o presidente Lula se limitaria a dar os 7% propostos anteriormente. E agora, como fica?

Em ano de crise, renda do brasileiro cresce 10% das camadas de menor renda

A crise passou longe do mercado consumidor brasileiro em 2009 e não interrompeu a tendência de ascensão social das camadas de menor renda nos últimos anos. Sustentada pela população do Nordeste, onde está a maioria da população de menor poder aquisitivo, a renda média mensal cresceu cerca de 10% e atingiu R$ 1.285 no ano passado.
Estado de SP

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Título de Eleitor - O seu está em dia?

Termina dia 5 de maio o prazo para tirar ou transferir o título de eleitor. De acordo com o TSE, o cidadão pode adiantar o processo por meio da internet, pedindo o título e atualizando seus dados no site do tribunal, por meio do Título Net.

É necessário preencher o fomulário virtual com todas as informações solicitadas. Depois, num prazo de cinco dias corridos, a pessoa deve comparecer a um cartório eleitoral, munido de original e cópia dos documentos solicitados e número de protocolo gerado pelo pré-atendimento online para finalizar o processo.

Os documentos exigidos são: carteira de identidade, comprovante de residência, título anterior (se for o caso). Os homens também devem apresentar comprovante de quitação militar.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Redução da Jornada - Trabalhador nas ruas

Maio - mês internacional do trabalhador - terá dia nacional em defesa da diminuição da jornada de trabalho, com paralisações, atrasos de turno e mobilizações em todo País. Objetivo é forçar votação da PEC pela Câmara.

Negociação 2010

Resultados recentes das campanhas salariais e as previsões bastante positivas para 2010 reabrem a discussão sobre a necessidade de os sindicatos de base ampliarem a pauta de reivindicações de suas campanhas salariais e botarem peso nas chamadas cláusulas não-econômicas. Essas cláusulas podem melhorar a distribuição de renda e acelerar o desenvolvimento e a democracia do País através de outros elementos além dos aumentos salariais.
AgDiap

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Abono Salarial

O Ministério do Trabalho já começou a enviar mais de um milhão de cartas destinadas aos trabalhadores e empregadores, para lembrá-los sobre o calendário de pagamento do abono salarial, que termina em 30 de junho próximo. Faltando três meses para o fim do calendário, 1,4 milhão de beneficiários ainda não sacaram o benefício.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...