sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Vamos eleger nossos representantes


As decisões tomadas pelos vereadores e pelos prefeitos têm grande impacto em nosso cotidiano. A obrigação de levar sacola para o supermercado, a proibição do barulho após 22 horas, a proibição de salgados fritos nas escolas, o horário de funcionamento do comércio aos domingos, a quantidade de farmácias em uma rua... Tudo isso e muito mais, em algum momento, foi decidido pelo legislativo e sancionado pelo executivo.

Assim as eleições são de fundamental importância, porque possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Além disso, os políticos são os administradores dos impostos que pagamos.

Desta forma, precisamos dar mais valor a política e escolher com consciência e critério as pessoas que vão nos representar. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Cumpra este dever com consciência. 
Voto, não tem preço, tem consequência!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Caixa lança serviço voltado para informações sobre benefícios sociais

A Caixa Econômica Federal lançou o Atendimento CAIXA ao Cidadão, novo canal de atendimento telefônico específico para serviços de cidadania. Pelo número 0800 726 0207, qualquer pessoa pode obter informações sobre PIS, Seguro Desemprego, FGTS, Cartão Social e Serviço de Informação ao Cidadão, entre outros serviços. A expectativa da CAIXA é receber 250 mil ligações por dia.

O Atendimento CAIXA ao Cidadão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e sábado, das 10h às 16h. O canal possui ainda atendimento eletrônico 24 horas para consultas sobre rendimentos e abono do PIS, data de pagamento dos benefícios dos programas sociais do Governo Federal e desbloqueio do cartão social para cadastramento ou recadastramento de senha.

 O Atendimento CAIXA ao Cidadão faz parte da rede de telesserviços 0800 CAIXA, que conta ainda com Atendimento Comercial – 0800 726 0505, SAC CAIXA – 0800 726 0101, e Ouvidoria CAIXA – 0800 725 7474, além do canal específico para pessoas com deficiência auditiva – 0800 726 2492.
Blog do Trabalho

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Pensão por Morte vai ser modificada pelo Governo


O governo federal terminou os estudos para mudar as regras de concessão da pensão por morte.  Há tempos que a Previdência sinaliza que a concessão do benefício não pode permanecer com está.

O ministro da Previdência já alardeou, em várias situações, que o sistema brasileiro é muito benevolente. Hoje o pagamento do benefício representa 3% do PIB. Em outros países o percentual fica em 1%. Para o governo é preciso mudar a regra do jogo para conter a sangria.

A proposta deve ser encaminhada para o Congresso ano que vem. Um dos pontos é reduzir a pensão, que representa 100% do valor da aposentadoria, independente do número de dependentes que recebem o benefício. A idéia é limitá-la a 50% do valor da aposentadoria para o cônjuge e dividir o restante pelo número de dependentes. Outro ponto seria exigir a comprovação de um número minimo de tempo de união.

Governo pensa ainda em modificar a regra de acúmulo do benefício. Hoje é possível receber pensão e aposentadoria, sem limite de teto. Conclusão, vai ficar mais difícil ter o benefício e o valor será reduzido.
Fonte: Jornal Expresso Popular/ Rosana Rife

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Outubro Rosa: Programa de Mamografia Móvel deve diminuir desigualdade no acesso ao exame


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou portaria que cria o Programa de Mamografia Móvel. Padilha aponta a desigualdade de acesso à mamografia como uma grande preocupação das políticas públicas e aponta as unidades móveis como uma forma de melhorar o acesso da população feminina mais pobre a serviços de prevenção.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais atinge as brasileiras. A estimativa é que, em 2012, cerca de 52 mil mulheres vão ter o diagnóstico dessa doença. No Brasil, a população feminina de cerca de 260 municípios com mais de 100 mil habitantes tem dificuldade de acesso ao exame de mamografia. A faixa prioritária para o exame é entre 50 e 69 anos, mas a mamografia deve ser feito por todas as mulheres a partir dos 40 anos.


Outubro Rosa



Desde primeiro de outubro vários monumentos do país estão iluminados com a cor rosa. 
 Essa ação faz parte da campanha de mobilização e conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, tipo que mais acomete as mulheres no mundo, lançada em Brasília. 

Criada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a campanha tem como tema: “Câncer de Mama. Cuidar da Saúde é um gesto de amor à vida.” O evento pretende estimular a participação da sociedade nas questões relativas à doença e incentivar o uso da mamografia.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sindicatos de todo Brasil têm até 31 de dezembro para atualizar dados no MTE


Em reunião realizada no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Grupo de Trabalho (GT) da aferição de representativa, decidiu-se os critérios para a atualização sindical. 

O objetivo é dotar o MTE e a sociedade com informações consistentes e atualizadas sobre as entidades sindicais existentes e atuantes no País, além de organizar o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES).

“A atualização sindical possibilita o acesso da sociedade às informações sindicais de forma simples e imediata, bem como proporciona maior transparência aos procedimentos de registro sindical”, de acordo com documento publicado no site do Ministério Trabalho e Emprego.

A representatividade das centrais sindicais é calculada pelo total de trabalhadores sindicalizados nas entidades sindicais em âmbito nacional. O índice é importante para que cada entidade mantenha o reconhecimento legal e receba o Certificado de Representatividade (CR).


O Ministério só levará em consideração os dados que forem enviados até o dia 31 de dezembro deste ano, com a possibilidade de serem protocolizados até 31 de janeiro de 2013. A aferição será finalizada em fevereiro. 
Fonte: Ascom MTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...