sexta-feira, 8 de abril de 2011

Receita Federal: Processo Digital à disposição dos contribuintes

Já está disponível no sítio da Receita Federal do Brasil o Processo Digital (e-Processo), que permite ao contribuinte acompanhar o andamento de seus processos na Receita (RFB), na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
Saiba mais...

Atenção: Os contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda (IR) logo no começo do prazo de acerto de contas com o Fisco, em março, para receber a restituição nos primeiros lotes já podem conferir se não há pendências ou erros no documento. A Receita Federal liberou o acesso ao extrato das declarações que permite identificar problemas para que possam ser corrigidos, evitando que o contribuinte não caia nas garras do Leão.

Estamos de luto!

Difícil descrever a perplexidade, indignação e fragilidade que a gente sente, impossível entender a dimensão do sofrimento de quem viveu tamanha tragédia. Por razões desconhecidas, um jovem de 23 anos invadiu uma escola e abriu fogo contra alunos e professores, deixando 12 mortos, 22 feridos.

Essa tragédia certamente vai obrigar a sociedade e nossos políticos a refletir sobre a violência, agressões e o medo tão comuns nas escolas públicas de todos o pais; sobre o descontrole com que armas e munição circulam pelas ruas. Entretanto a conclusão mais óbvia é que nossas instituições sociais não são capazes de proteger seus cidadãos, sejam crianças ou adultos.

Esta é nossa realidade!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde: Prevenção é o grande objetivo

Hoje, 7 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Saúde, criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde – OMS, com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre os problemas enfrentados nesta área vital.


Segundo a OMS ter saúde é garantir condições de bem-estar das pessoas, nos aspectos físico, mental e social, em harmonia, para que possam desempenhar seus papéis na sociedade com o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.

A saúde começa com saneamento básico, educação, higiene, segurança alimentar e políticas de prevenção. Precisamos urgentemente trabalhar para substituir a cultura do combate à doença pela cultura da prevenção.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Debatendo a Reforma Política

AA Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político Brasileiro, que reúne 31 entidades da sociedade civil, dentre elas o DIAP, lançou na Câmara dos Deputados página na internet para divulgar as propostas que pretende submeter ao Congresso Nacional.

As propostas, que devem ficar em consulta pública até o fim de abril, têm vários pontos polêmicos, como a convocação de plebiscitos nacionais ou referendos para:
- decidir sobre o aumento de salários de parlamentares e do presidente da República;
- decidir se o país firma ou não um acordo com o Fundo Monetário Internacional;
- vetar projetos de lei aprovados pelo Congresso.

Estas e outras questões são de suma importância e precisam ser discutidas pela sociedade

terça-feira, 5 de abril de 2011

Dilma precisará, mais que qualquer um de seus antecessores, negociar com o movimento sindical

Foto: Fábio R.Pozzebom - ABr

Apesar de a relação entre governo e centrais sindicais ter começado com estranhamento de ambas as partes, por causa da votação do reajuste do salário mínimo, a presidente Dilma Rousseff precisará, mais que qualquer um de seus antecessores, negociar com o movimento sindical. A bancada trabalhista na atual legislatura é a maior da história, com 87 parlamentares - ou 15% do Congresso.

Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) feito a pedido do Estado, 80 deputados e sete senadores já ocuparam cargos em sindicatos. Trata-se de aumento de 45% em relação a 2007, quando havia 60 parlamentares eleitos ligados a essa bandeira.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Violência contra a Mulher afeta economia do país

O Produto Interno Bruto (PIB) do país sofre redução de 10% quando a mulher agredida em casa, por alguém da família ou pelo marido, não pode trabalhar e, consequentemente, deixa de produzir. O dado foi apresentado dia 31/03 pela ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon, no 3º Seminário Lei Maria da Penha, que discutiu a violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento foi promovido pela Procuradoria-Geral da República.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...