sexta-feira, 29 de maio de 2015

Jundiaí marca Dia Mundial do Meio Ambiente com eventos

Fonte: Portal Prefeitura de Jundiaí
A partir de sábado (30), a proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente vai proporcionar uma série de atividades na cidade voltadas para a consciência da comunidade sobre os desafios ligados ao tema. Na agenda divulgada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, esse período especial segue até 14 de junho. 

Na abertura, o futuro do ambiente urbano ou rural do município será discutido no 1º Fórum do Plano Diretor Participativor das 8h30 às 17h30, no “campus” do Centro Universitário Padre Anchieta. Saiba mais em http://planodiretor.jundiai.sp.gov.br

No mesmo dia, uma visita à propriedade rural dos planos de revitalização do rio Jundiaí-Mirim será alvo da Caminhada pela Água, com saída às 8h30 no Parque da Cidade. Com vagas limitadas, a inscrição deve ser feita em caminhadaambev@daejundiai.com.br

Centro de Informática abre inscrições

O Centro de Informática da Secretaria de Educação realiza, a partir de segunda-feira (1 de junho), inscrições para cursos gratuitos, voltados à inclusão digital. Os interessados devem procurar a escola, localizada no Complexo Argos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Por ano, em torno de 5 mil pessoas são atendidas. 

Ao todo, serão oferecidas 600 vagas. Os cursos são nas modalidades introdução à informática, básico (Windows, Word e Excel), avançado em Word, avançado em Excel, e avançado e intermediário em internet, Power point e digitação.

Além de professores formados, é disponibilizado um computador por aluno. As aulas ocorrem uma vez por semana, com duração de duas horas. O básico é composto por 15 aulas e os demais, por 10 aulas. O interessado pode escolher entre o período da manhã, tarde ou noite. A previsão é que o curso comece em agosto.

Documentação - Para se inscrever, o pré-requisito é que candidato tenha mais de 11 anos e apresente os originais do documento de identidade (RG), CPF e um comprovante de residência.

O período de inscrição será encerrado quando a quantidade de vagas ofertadas for preenchida.

O Complexo Argos fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

O que é Assédio Moral no trabalho?

Fonte: Cartilha Autonomia Econômica das Mulheres
É todo tipo de ação, gesto ou palavra que, pela repetição, atinge a autoestima ou o psicológico da vítima.

Exemplos: marcar tarefa com prazo impossível, ignorar ou excluir a pessoa no ambiente de trabalho, sonegar informações, espalhar rumores maliciosos, criticar com persistência, subestimar esforços etc.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Porque os trabalhadores vão parar!


Reforma Política em andamento no Congresso


Fonte: Agência Câmara
Fim da Reeleição
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) artigo da reforma política (PEC 182/07) que acaba com a reeleição nos cargos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos). A medida foi aprovada com o apoio majoritário das bancadas: 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção.

O texto aprovado é o do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que prevê uma transição. O fim da reeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores ao pleito subsequente, exceto se já tiverem exercido os mesmos cargos no período anterior.

Distritão Rejeitado
O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira o principal ponto da reforma política (PEC 182/07) proposto pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ): o chamado “distritão”, modelo em que os deputados e vereadores seriam eleitos apenas de acordo com a quantidade de votos recebidos, no sistema majoritário. A Câmara manteve o modelo atual, com sistema proporcional, que leva em conta os votos recebidos individualmente pelos candidatos de um partido e os recebidos pela legenda. Esses votos são usados para um cálculo de quantas vagas cada partido consegue preencher.

Financiamento de Campanha
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, por 330 votos a 141 e 1 abstenção, o financiamento privado de campanhas com doações de pessoas físicas e jurídicas para os partidos políticos e com doações de pessoas físicas para candidatos.  Pela emenda, o sistema permanece misto – com dinheiro público do Fundo Partidário e do horário eleitoral gratuito – e privado, com doações de pessoas e empresas. 

Ao colocar na Constituição a permissão para doação de empresas a partidos, a intenção dos deputados é impedir que esse modelo de financiamento seja colocado na ilegalidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Desempregado terá de comprovar mais tempo de trabalho para pedir seguro-desemprego

Fonte: Agência Senado
As mudanças previstas no Projeto de Lei de Conversão 3/2015, decorrente da Medida Provisória 665/2014, afetam principalmente o seguro-desemprego. Criado pela Lei 7.998/1990, com intuito de oferecer assistência financeira temporária ao trabalhador que perdeu o emprego sem justa causa, o benefício é pago por um período máximo variável de três a cinco meses, de forma contínua ou alternada, por intervalo de tempo trabalhado. Seu valor é calculado a partir do salário médio recebido pelo trabalhador nos últimos três meses anteriores à dispensa, em três faixas salariais distintas.

As alterações aprovadas no Congresso obrigam o desempregado a comprovar mais tempo de trabalho para ter direito ao benefício. A lei anterior exigia apenas seis meses consecutivos empregados por pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada para se poder pedir o seguro-desemprego pela primeira vez. Agora, o seguro só poderá ser solicitado inicialmente após 12 meses de trabalho. Pela segunda vez, a partir de nove meses, e pela terceira vez, com seis meses de trabalho.

Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Hoje é o Dia do Desafio!

Fonte: Portal Sesc
O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canada, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.

Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All - conta com o apoio da ISCA – International Sport and Culture Association – e da UNESCO e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais.

É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Em 2015, o Dia do Desafio acontecerá em sua 21ª edição e, desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016.

Jundiaí
Jundiaí este ano escolheu não competir com outra cidade, e sim tentar superar as marcas já alcançadas. “O Dia do Desafio nos traz a oportunidade de pisar no acelerador em relação à mobilização das pessoas para a prática esportiva. Este ano daremos início a um desafio muito maior do que concorrer com outra cidade, o de bater nossos próprios resultados”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes.

As ações devem durar no mínimo 15 minutos e podem ser individuais ou em grupo. É importante registrar a participação ligando para os telefones 4583-4997 ou 4583-4998, do SESC Jundiaí, para ajudar a cidade a bater a meta de se superar no Desafio.

#CORRUPÇÃONÃO

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos, lança campanha internacional de combate à corrupção #CORRUPÇÃONÃO

O que é Assédio Sexual no trabalho?

Fonte: Cartilha Autonomia Econômica das Mulheres - Prefeitura de SP
É a atitude de fundo sexual que, mesmo não desejada, se repete e gera constrangimento para a vítima. Podem ser cantadas, gestos ou insinuações de teor sexual, mas também chantagens e ameaças, como quando o chefe busca vantagens sexuais em troca da promoção. 
(MTE, 2013)

terça-feira, 26 de maio de 2015

Quase metade das famílias se recusa a doar órgãos

Os três primeiros meses de 2015 não foram animadores para quem espera um transplante no Brasil. A recusa familiar para doar um órgão continua assustadora no país: 43%. Aliado à triste realidade, os números de doações de órgãos caíram em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo os dados atuais da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). A quantidade de potenciais doadores teve queda de 1,4% e de doadores efetivos, de 0,8%.

No primeiro trimestre deste ano, dos 1.862 transplantes realizados, 1.305 foram de rim, o equivalente a 70%, mas os transplantes renais caíram 7,6%, sendo que 20,3% da baixa foi de doador vivo e 3,4% de doador falecido. Essa taxa de doador vivo é a menor dos últimos 20 anos, de acordo com o relatório. Atualmente, há 18 818 brasileiros na fila de espera por um rim e cerca de 105 mil em diálise. Só em São Paulo, são 9.178 na lista. Segundo o médico nefrologista Rui Alberto Gomes, do Instituto de Nefrologia de Mogi das Cruzes, as dificuldades que impedem um aumento expressivo do número de transplantes se devem ao número insuficiente de doadores e também às dificuldades estruturais para a viabilização das cirurgias.

Curso gratuito para manipuladores de alimentos

Uma capacitação à distância, estruturada para manipuladores de alimentos e elaborada de forma lúdica, priorizando a utilização de recursos visuais e interativos. Essas são as características do curso sobre Boas Práticas de Manipulação para Serviços de Alimentação.. O treinamento é gratuito e acessível pelo site da Anvisa. 

O curso foi desenhado para ampliar e enriquecer os conhecimentos dos manipuladores, apresentando os cuidados básicos com a higiene e o preparo de alimentos e prevenindo assim, possíveis doenças e intoxicações alimentares. 

Ao término das 12 horas de carga horária, o aluno pode gerar uma Declaração de Conclusão. A realização deste curso não exime o manipulador de cumprir as exigências dos órgãos locais de vigilância sanitária que possuam regulamentação específica sobre o tema. 

Não Maltrate!


Fonte: Conselho Nacional de Justiça - CNJ
PARA DENUNCIAR DIQUE 181


segunda-feira, 25 de maio de 2015

Dia do Desafio!

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Com o objetivo de despertar o interesse das pessoas de todas as idades pela prática de esportes e atividades físicas, o Dia do Desafio será nesta quarta-feira (27), não somente em Jundiaí, mas no mundo inteiro.


Coordenado pelo SESC-SP no continente americano, o evento terá a participação de cerca de 3.050 municípios, de 22 países, que se enfrentarão em diversas modalidades, numa competição amigável.



Jundiaí este ano escolheu não competir e superar as marcas já alcançadas. “O Dia do Desafio nos traz a oportunidade de pisar no acelerador em relação à mobilização das pessoas para a prática esportiva. Este ano daremos início a um desafio muito maior do que concorrer com outra cidade, o de bater nossos próprios resultados”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes.



Para que as atividades realizadas sejam incluídas na contagem é necessário registrar a participação, ligando para os telefones 4583-4997 ou 4583-4998, do SESC Jundiaí. E para quem gosta de postar fotos nas redes sociais a Prefeitura de Jundiaí lançou a hashtag #desafiojdi.


Confira a programação de Jundiaí elaborada pela Secretaria de Esportes e Lazer

Genéricos unem economia e eficácia

Fonte: Folha de Londrina
No mercado há pouco mais de 15 anos, os medicamentos genéricos são uma alternativa de baixo custo, principalmente para quem tem doença crônica e necessita de tratamento constante. São até 90% mais baratos que os medicamentos de marca, apesar de ter o mesmo princípio ativo.

O princípio ativo, substância que produz os efeitos terapêuticos, é responsável por fazer com que o genérico tenha o mesmo resultado de tratamento. O baixo custo se dá por não precisar de investimento em pesquisa para seu desenvolvimento, uma vez que já existe semelhante no mercado, e nem de publicidade para a marca, já que não tem nome comercial. Ainda assim, ele passa por rigorosos testes de qualidade antes de ter seu registro e comercialização autorizados.

A troca de um medicamento de referência por um genérico deve ser orientada pelo médico que prescreveu a receita ou indicada pelo farmacêutico. Atualmente, já existe a versão genérica para cerca de 50% dos medicamentos de referência. As farmácias e drogarias são obrigadas por lei a manter esta lista atualizada em local de fácil leitura para o consumidor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...