sexta-feira, 26 de março de 2010

Diminui extrema pobreza no Brasil

Vinte e sete milhões e trezentos mil brasileiros ultrapassaram a linha de extrema pobreza. O índice de moradores do País nesta situação baixou - entre 1990 e 2008 - de 25,6% para 4,8%, uma redução de 81%.

Com isso, o País supera o primeiro e principal Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que estipulou como meta para o mundo erradicar a fome e reduzir pela metade, até 2015, a extrema pobreza registrada em 1990.

Os resultados revelam também que o Brasil foi além, e ultrapassou a própria meta estipulada pelo País de diminuir em 75% a taxa de extrema pobreza. Os dados constam da quarta edição do Relatório Nacional de Acompanhamento do ODM.

Agênca Diap

quinta-feira, 25 de março de 2010

Blog do Trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego - MTE lançou o Blog do Trabalho, que tem como objetivo oferecer mais uma ferramenta interativa e online para informações referentes à pasta. O blog é editorialmente mais ampliado do que o site do MTE, pois aborda os temas ligados ao trabalho, emprego e geração de renda levando em conta assuntos além dos institucionais. No Blog do Trabalho os internautas poderão se informar sobre serviços, números e estatísticas, projetos e programas especiais e legislação, entre outros temas ligados ao trabalho e emprego.
MTE

quarta-feira, 24 de março de 2010

Situação da Mulher Negra Hoje

Inúmeras pesquisas realizadas nos últimos anos mostram que a situação da Mulher Negra no Brasil de hoje manifesta um prolongamento da sua realidade vivida no período de escravidão com poucas mudanças, pois ela continua em último lugar na escala social e é aquela que mais carrega as desvantagens do sistema injusto e racista do país.
Revista Espaço Acadêmico - Maria Nilza da Silva

terça-feira, 23 de março de 2010

Aposentados farão manifestação em SP

Um dos principais eventos de 2010, considerado como um dos maiores dos últimos anos, está sendo articulado a partir de Sao Paulo. Caravanas são organizadas em diversos pontos, principalmente no centro-sul do País, onde as associações, sindicatos, federações e centrais sindicais mobilizam aposentados, pensionistas e idosos para o ato desta quinta-feira, dia 25, em São Paulo, na Praça da Sé. A manifestação, organizada pela Fapesp - Federação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do estado de São Paulo deve se tornar um marco nas reivindicações dos aposentados brasileiros.

No material que será distribuído na Sé, os aposentados, pensionistas e idosos serão esclarecidos a avaliarem quem é quem no cenário político nacional. Um dos slogans na carta a ser distribuída diz: "Os deputados votam agora, nós em outubro. Lembraremos quem é quem".

O evento vai ser um ultimato aos deputados federais que insistem em empurrar com a barriga os projetos de reajuste, reposição das perdas e que garantam benefícios aos idosos brasileiros.
Agência Diap

segunda-feira, 22 de março de 2010

ÁGUA: Hoje é o dia dela!

Todo mundo sabe que sem ela não há vida, por isso, vale a dica de economizar para não faltar!

Feche a torneira quando estiver escovando os dentes.
Não deixe o chuveiro aberto se não estiver tomando banho.
Lembre de ensaboar toda a louca antes de abrir a torneira.
Lave o carro com o balde.
Evite usar a mangueira.
Preste a tenção na quantidade de água que suas plantas necessitam, para não exagerar.

92% das Negociações Salariais repõem inflação em 2009

Mesmo sendo o ano marcado pela crise econômica, 92,6% das categorias de trabalhadores brasileiros conseguiram, ao menos, repor em 2009 a inflação registrada nos 12 meses anteriores aos reajustes salariais.

Os dados são de um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - Dieese) e divulgado dia 18/março. Segundo a pesquisa, 80% das negociações salariais realizadas por 692 categorias conquistaram aumento real de salários.

Outros 88 documentos (12,6% do total) asseguraram, no mínimo, a reposição da inflação com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor -INPC, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE.

O resultado do ano passado é superior ao contabilizado em 2008 (88,6%) e é o sexto consecutivo em que mais de 80% das categorias conseguem reposições superiores ou iguais à inflação.

Ainda de acordo com a pesquisa, 79,9% das negociações garantiram reajustes superiores à variação do índice. Além deles, 12,7% obtiveram percentual igual ao INPC. Apenas 7,4% não conseguiram repor o índice.
Fonte: Blog O outro lado da notícia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...