sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

2º Encontro da Mulher Trabalhadora CGTB

A CGTB realizou o 2º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, em Praia Grande, sob o lema “Os desafios da mulher no mercado de trabalho”, com a participação de 150 delegadas. O evento é fruto das lutas que a CGTB tem travado ao longo de sua história. As resoluções tiradas serão levadas para todas as CGTBs estaduais e também serão adotadas como bandeira de luta de toda a CGTB, seja por mulheres ou homens.
Segundo Antonio Neto, presidente da Central, a luta das mulheres para conquistar os seus espaços nas sociedades não pode ser entendida como a luta contra os homens. O mesmo sistema que explora os homens impõe restrições e diferenças para as mulheres, cria barreiras para que as mulheres se desenvolvam plenamente no mercado do trabalho e imputa o sentimento de disputa entre os sexos.
Portal CGBT

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O Brasil tem 2,6 milhões de empregos verdes

O Brasil já tem 2,6 milhões de empregos verdes e a transição para uma economia que leve a menores emissões de gases de efeito estufa pode aumentar a criação desses postos de trabalho, segundo o relatório Empregos Verdes no Brasil: Quantos São, Onde Estão e Como Evoluirão nos Próximos Anos, que foi apresentado em 9/12 pela Organização Internacional do Trabalho-OIT.

De acordo com a OIT, “a geração de empregos verdes não pode estar dissociada da noção de trabalho decente”. Por isso, o levantamento exclui da conta o enorme contingente de catadores de materiais recicláveis, pela falta de proteção social da atividade e pelo grau de insalubridade a que estão expostos.
Agência Brasil

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Projeto de Lei poderá facilitar negociação coletiva

A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei (PL 5792/09) que obriga as empresas a fornecerem ao Sindicato dos Trabalhadores informações sobre sua situação econômica e financeira no processo de negociação coletiva de trabalho. Segundo o autor, deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), as informações podem contribuir para que as negociações sejam bem sucedidas.
Tramitação - A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Trabalho, Administração e Serviço Público e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Agência Câmara

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Acordo Insólito!

O mundo em que vivemos é mesmo incrível!
Publicado no portal UOL:

"Chinesa aceita acordo para bater em marido só uma vez por semana

Uma chinesa da província de Chongqing assinou um acordo com o marido que permite que ela o agrida fisicamente no máximo uma vez por semana. O acordo - assinado perante familiares e testemunhas - foi proposto pelo marido, um homem de 32 anos identificado apenas pelo sobrenome Zhang, porque, segundo ele, era frequentemente agredido pela mulher, Chen, quando discutiam. Chen pratica kung fu desde a infância e disse ao jornal Chongqing Evening News que "não consegue conter suas mãos" durante uma briga. Ela admitiu ainda que se arrepende cada vez que vê o marido com o olho roxo. Zhang e Chen, que se casaram há seis meses, dizem que querem continuar juntos. Ele contou que desde o namoro já havia sofrido com a agressividade de Chen. Pelos termos do acordo, ela terá de passar três dias na casa dos pais se passar da cota semanal de agressões."Ela é muito obediente em relação aos pais, e os pais dela sempre me dão apoio e a culpam", disse Zhang ao jornal."

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Expectativa de Vida aumenta e Aposentadoria diminui

Para quem está pensando em se aposentar por tempo de contribuição agora, uma notícia ruim para o bolso. O IBGE calcula que a expectativa de vida do brasileiro aumentou de 72,6 para 72,9 anos e isso vai reduzir ainda mais o valor inicial do benefício dos novos aposentados, com a aplicação do fator previdenciário. Ou seja, o aposentado vai viver mais com menos.
Agência Diap
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...