sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mais de 1 milhão de ações contra o fator previdenciário

Entidades representativas de aposentados e pensionistas se esforçam para consolidar ações que questionam o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias. Só o Sindicato Nacional da Força Sindical já entrou com 1 milhão de processos na Justiça. O Sindicato dos Aposentados da CUT está fazendo caravana de esclarecimentos para incentivar novas ações coletivas.

A Justiça Federal de São Paulo considerou inconstitucional o mecanismo de cálculo de aposentadorias do INSS por tempo de contribuição. A decisão fortalece a luta pelo fim do fator.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Aumento na formalização do emprego chama a atenção

O recorde de 42% de crescimento do número de trabalhadores com carteira assinada no Brasil é destaque na mídia. Os dados são do IBGE, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Os dados coletados entre janeiro e outubro deste ano estão seis pontos percentuais acima da média aferida em 2003 e o processo de formalização é crescente.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Emprego e Trabalho Decente

O presidente Lula  assinou o decreto de lançamento da Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente, que faz parte do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente (PNETD).

O PNETD foi construído por meio de diálogo e cooperação entre diferentes órgãos do governo federal e um amplo processo de consulta tripartite. O ministro Carlos Lupi (Trabalho) participou da solenidade.

O PNETD tem o objetivo de fortalecer a capacidade do Estado brasileiro em avançar no enfrentamento dos principais problemas estruturais da sociedade e do mercado de trabalho, com o intuito de promover a geração de emprego e trabalho decente para combater a pobreza e as desigualdades sociais.

Os debates da conferência ocorrerão durante o ano de 2011 em nível municipal, estadual, setorial e federal, visando a construção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente e alimentarão subsídios à realização de uma etapa nacional, prevista para o período de 4 a 6 de maio de 2012.
Ag Diap
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...