As famílias brasileiras estão menos  vulneráveis. Segundo estudo Vulnerabilidade das Famílias Brasileiras, divulgado  nesta terça-feira (17), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o  índice de vulnerabilidade dos domicílios no país registrou melhoria de 14% em  relação à média detectada em 2003. Entre os quesitos avaliados, o que registrou  melhor avanço proporcional foi o desenvolvimento infanto-juvenil, com queda na  vulnerabilidade de 26,4%. Também há avanços muito significativos no acesso ao  trabalho, com queda de 20,3% na vulnerabilidade; e com relação à escassez de  recursos, tendo registrado queda de 24,2%
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Centrais definem agenda e mobilizações 2012
As Centrais Sindicais se reúnem  hoje em São Paulo, para debater as ações conjuntas e o encaminhamento das pautas  de interesse da classe trabalhadora. O encontro, vai definir um calendário unitário de lutas para o ano todo de  2012. As Centrais também discutirão a programação do 1º de Maio Unificado, que  vai comemorar o Dia do Trabalhador.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
A partir de 2013 INSS dispensará perícia médica nos afastamentos até 60 dias
O trabalhador não precisará mais passar por perícia médica para receber o  auxílio-doença no caso de afastamento de até 60 dias. O médico preencherá um  atestado, que será encaminhado eletronicamente para a Previdência. A partir daí,  o benefício será liberado imediatamente. 
O novo procedimento, que entrará em  vigor em todo o País em 2013, começa a ser aplicado em maio como parte de um  projeto-piloto, que funcionará inicialmente em cinco cidades da Região Sul.  Atualmente, 42% dos casos de pedidos de auxílio-doença são para períodos de até  60 dias.
Por enquanto, os trabalhadores que buscam o auxílio por causa de acidente de  trabalho não terão direito à dispensa da perícia.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Fórum Social Temático 2012
O Fórum Social Temático (FST) se inscreve no processo do Fórum Social Mundial e será uma  etapa preparatória a Cúpula dos  Povos na Rio+20. O evento acontecerá do dia 24 a 29 de janeiro de 2012 e  será sediado por Porto Alegre e cidades da região Metropolitana – Gravataí,  Canoas, São Leopoldo, e Novo Hamburgo. 
Como um espaço aberto e plural, a  programação do Fórum será fundamentalmente constituída por atividades propostas  e geridas por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil,  relacionadas ao tema “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”. 
Além  disso, o Fórum acolherá também o encontro de redes internacionais, articuladas  em torno de Grupos Temáticos de reflexão sobre assuntos pertinentes ao Fórum. O diálogo no âmbito dos grupos já está em andamento, na Plataforma  de Diálogos do Fórum Social  Temático.
FST
FST
Sindicalistas creem em negociações salariais positivas para este ano
As previsões para negociações salariais são positivas este ano. A expectativa dos resultados para acordos e convenções coletivas é semelhante ao que ocorreu no primeiro semestre de 2011, segundo especialistas e sindicalistas.
Nesse período, 93,2% das categorias profissionais tiveram reposição da inflação e ganho real.
Para o diretor-técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Clemente Ganz Lucio, a aposta é de aceleração da economia no início do segundo semestre deste ano.
O resultado do PIB (Produto Interno Bruto) também é esperado acima dos cerca de 3%, resultado que deve ser obtido em 2011.
Recuperação
"O País não entrou em recessão no ano passado porque houve medidas políticas para que isso não ocorresse. Temos a pressão da crise econômica internacional, mas também ações para aquecer a economia", afirma o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna). 
Ag Diap/Ag Sindical
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Trabalhadores manifestam-se mais uma vez pela redução de juros
Quarta-feira, dia 18, vamos à Avenida Paulista, em São Paulo, em frente ao Banco Central, lutar pela queda dos juros no país. É fundamental a presença de todos - sindicalistas, trabalhadores e empresários - no ato, para que o governo se sinta pressionado por realizar uma queda significativa da taxa básica, a Selic. Os membros do Copom (Comitê de Política Monetária) se reúnem esta semana para decidir sobre a nova taxa.
No ano passado, o governo Dilma subiu seguidamente a taxa, que chegou a 12,5%, só voltando a cair, timidamente, em setembro. Atualmente em 11%, a nossa ainda é a maior taxa de juros do mundo e é responsável, em grande medida, pelo péssimo desempenho da nossa indústria em 2011 e pelo fraco crescimento
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Assuntos inéditos serão discutidos entre governo e sociedade este ano
Emprego decente, transparência e controle social e situação dos brasileiros pelo mundo vão ser debatidos pela primeira vez entre governo e sociedade civil durante conferências nacionais. Seis encontros já estão marcados para este ano, e Secretaria Geral da Presidência diz que novas conferências ainda podem ser convocadas.
Três já começaram, com etapas municipais em andamento: Emprego e Trabalho Decente, Transparência e Controle Social (que irá delimitar as formas da sociedade acompanhar e fiscalizar as ações de governo), ambas programadas para maio e sobre Criança e Adolescente, em julho. Outras três estão previstas para o segundo semestre: Brasileiros no Mundo, Desenvolvimento Rural Sustentável e Turismo. 
Ag Diap
Assinar:
Comentários (Atom)

 
 


