quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Nuvens Negras

As nuvens negras que se formam no horizonte são motivo de aflição para milhares de pessoas que moram em áreas de risco de Jundiaí e região. A Defesa Civil de Jundiaí está promovendo palestras informativas para a população na tentativa de conscientizar os cidadãos e tentar minimizar as possíveis enchentes e deslizamentos nos bairros São Camilo, Jardim Tamoio, Parque Shangai e Sorocabana. Para essa população, só resta rezar e esperar. (Jornal de Jundiaí)

Todos os anos as chuvas trazem o mesmo problema: as enchentes, resultando milhares de desabrigados, danos materiais dos mais variados e o que é mais grave, algumas mortes. Como se sabe os maiores prejudicados são as pessoas pobres da periferia que não possuem condições seguras e ideais de moradia, estando a mercê das precárias condições urbanísticas da cidade.

A solução passa pela manutenção das áreas verdes existentes; criação de mais áreas verdes para se tentar aumentar a permeabilização; assistir melhor a grande massa de pobres da periferia, melhorando o saneamento básico; estimular a educação ambiental nos órgãos públicos, entidades particulares e escolas; estreitar o relacionamento entre o Poder Público e as associações de bairro, criar mecanismos técnicos mais eficazes para a vazão da água; manter o Poder Público em sintonia com os serviços meteorológicos. Mas, sobretudo a solução passa também pela vontade política de resolver, de fato, o problema.
A Diretoria
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...