sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Uma em cada três mulheres é vítima de violência no mundo

Fonte/Foto: Agência Brasil
Uma em cada três mulheres é vítima de abusos físicos em todo o mundo, indica uma série de estudos divulgados hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre 100 milhões e 140 milhões de mulheres são vítimas de mutilação genital e cerca de 70 milhões se casam antes dos 18 anos, frequentemente contra a sua vontade. Os dados indicam que 7% das mulheres correm o risco de sofrer violência em algum momento das suas vidas.

A violência, exacerbada durante conflitos e crises humanitárias, tem consequências dramáticas para a saúde física e mental das vítimas. “Nenhuma varinha de condão vai eliminar a violência contras as mulheres. Mas a prática revela que é possível realizar mudanças nas atitudes e nos comportamentos, que podem ser conseguidos em menos de uma geração”, afirmou Charlotte Watts, professora na Escola de Higiene e Medicina Tropical em Londres e coautora dos documentos.

Negociação coletiva e terceirização

Negociação coletiva
A proposta (PLS 296), do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), pretende excluir a previsão de recusa à negociação coletiva e determinar que, para fins de negociação coletiva, a empresa é obrigada a prestar informações sobre sua situação econômica e financeira, no prazo de sete dias a contar da formalização do pedido pelo sindicato profissional.


Impõe ao sindicato solicitante o dever de resguardar o sigilo das informações fornecidas pela empresa, mesmo após o final da negociação, ainda que frustrada.

Matéria aguarda parecer do relator para discussão e votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em seguida será apreciada pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa. 


Expansão da terceirização
O PLS 87/10, do ex-senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que expande a terceirização. T rata-se do mesmo texto do PL 4.330/04, só que em discussão no Senado.


Proposição aguarda parecer do relator para discussão e votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A matéria ainda será apreciada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.

Conviva com a Diferença! Precisa ajuda?

Ofereça ajuda se quiser, mas espere que sua oferta seja aceita, antes de ajudar a pessoa com alguma deficiência.

Se a pessoa estiver precisando de ajuda, vai aceitar sua oferta e explicar exatamente o que você deve fazer para ser útil a ela.

Lembre-se: está dica serve para qualquer situação na qual alguém pareça estar precisando de ajuda.
Fonte: Cartilha Conviva com a Diferença/ Sincomerciários SP/UGT

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Programação natalina agita Jundiaí

Caixas de leite fazem a árvore 
Fonte: Portal Prefeitura de Jundiaí
Realizado pela primeira vez na cidade, o Concurso de Árvores de Natal (usando materiais reciclados) vem tendo boa aceitação popular, o que levou a Prefeitura de Jundiaí a prorrogar o prazo de inscrições, a pedido de diversos artistas e moradores, para 28 de novembro. 

As inscrições para o concurso de árvores natalinas produzidas com material reciclável devem ser feitas até, no máximo, a manhã do dia 28 de novembro quando a entrega vai ocorrer das 9 às 12 horas no Paço, para seu julgamento na parte da tarde. Além do 5º andar do prédio, as inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 4589 8580 ou pelo endereço eletrônico vsoliveira@jundiai.sp.gov.br com a assessora Valéria Oliveira.

Um dos motivos da aposta dos participantes em seu talento é o prêmio: uma viagem a Natal (RN), destino turístico dos mais concorridos do Nordeste, com direito a acompanhante. Também há prêmios para os demais participantes com árvores de 1,5 a 2 metros de altura. 

A programação de fim de ano também envolve a preparação da Feira de Natal dos artesãos do 'Jundiaí Feito à Mão' (a partir de 13 de dezembro), a exposição de presépios com programa especial de corais (a partir de 1º de dezembro) e a decoração da cidade em parceria com a Associação Comercial e o Sindicato do Comércio (que começa a ser instalada nos próximos dias).

10 Dicas para o trabalho em equipe

Fonte: Blog LM
Uma equipe unida e em sintonia com o trabalho é o sonho de qualquer organização. Contudo, formar esta equipe não é uma tarefa fácil e exige um exercício diário de relacionamento e compreensão. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 dicas essenciais para tornar o ambiente de trabalho um lugar mais prazeroso e melhorar o desempenho do trabalho coletivo.

1. Saiba Ouvir – respeite as opiniões de seus colegas de trabalho e procure compreendê-las antes de julgá-las. Ao se permitir ouvir, é possível que novas ideias venham à tona no ambiente de trabalho.

2. Compartilhe as suas Dificuldades – ninguém é o detentor do conhecimento absoluto. Sempre que sentir dificuldades, compartilhe com seus colegas, peça opinião, sugestões e crie um ambiente de construção coletiva de conhecimento.

3. Evite críticas vazias – evite realizar críticas vazias ou sem fundamentos. Ao identificar alguma falha, problema ou fator negativo no trabalho do seu colega, converse e busque entender melhor qual foi o motivo.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Câmara discute feriado nacional em 20 de novembro

Fonte: Agência Câmara
A Comissão de Cultura da Câmara aprovou projeto de lei (PL 6.787/13) que transforma o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, em feriado nacional. 

Com essa votação, a Câmara dos Deputados mostra ao país a importância de um assunto que é atual, mesmo no século 21, quando ainda são registrados vários episódios de racismo e de outras formas de preconceitos, avalia o deputado Renato Simões (PT-SP), autor da proposta.


O projeto ainda vai tramitar nas comissões de Direitos Humanos, e de Constituição e Justiça (CCJ). A tramitação é em caráter conclusivo, ou seja, sem obrigatoriedade de votação no plenário da Câmara.

Três setores ficam de fora da desoneração da folha salarial

Fonte: Ag. Diap
As farmácias, os escritórios de engenharia e arquitetura e as empresas de transporte de afretamento ficarão fora da desoneração da folha. O presidente da República em exercício, Michel Temer, vetou a inclusão dos setores no regime especial de contribuição previdenciária.

Segundo o secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira, a falta de recursos para arcar com novas desonerações incluídas durante a tramitação da Medida Provisória (MP) 651 no Congresso Nacional justificou o veto. “Tinham sido incluídos setores, mas em virtude da falta de compensação das renúncias fiscais, eles foram vetados”, declarou.

Com os vetos, permanece em 56 o número de setores da economia beneficiados pela desoneração da folha. Nesse regime, os empresários deixam de pagar 20% da folha de pagamento para a Previdência Social e pagam 1% ou 2% sobre o faturamento, dependendo do setor.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Categoria Comerciária é a que mais contrata no final do ano

Fonte: Fecomerciários/Refrescante
O final do ano é a data mais importante para o comércio no País e as contratações temporárias são esperadas em todos os setores. Para o presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários), Luiz Carlos Motta, o período é uma ótima oportunidade para a entrada no mercado de trabalho. “Para os jovens em busca do primeiro emprego e também para quem deseja reingressar no mercado de trabalho, essa época pode ser a chance, pois cerca de 15% dos trabalhadores temporários são contratados durante o período natalino”, comenta.

Segundo uma pesquisa da Sindeprestem/Fenaserhtt, Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo e da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de RH, Trabalho Temporário e Terceirizado, a indústria e o comércio preveem a contratação de 163,6 mil trabalhadores temporários para o final do ano, sendo o comércio responsável por 70% delas. Ainda deve ocorrer a contratação de 24,5 mil temporários com idades entre 18 e 24 anos.

Estipêndio Funcional

Fonte: Conselho Nacional de Justiça

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...