Mesmo sendo o ano marcado pela crise econômica, 92,6% das categorias de trabalhadores brasileiros conseguiram, ao menos, repor em 2009 a inflação registrada nos 12 meses anteriores aos reajustes salariais.
Os dados são de um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - Dieese) e divulgado dia 18/março. Segundo a pesquisa, 80% das negociações salariais realizadas por 692 categorias conquistaram aumento real de salários.
Outros 88 documentos (12,6% do total) asseguraram, no mínimo, a reposição da inflação com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor -INPC, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE.
O resultado do ano passado é superior ao contabilizado em 2008 (88,6%) e é o sexto consecutivo em que mais de 80% das categorias conseguem reposições superiores ou iguais à inflação.
Ainda de acordo com a pesquisa, 79,9% das negociações garantiram reajustes superiores à variação do índice. Além deles, 12,7% obtiveram percentual igual ao INPC. Apenas 7,4% não conseguiram repor o índice.
Fonte: Blog O outro lado da notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário