quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Desafio do Lixo...

Por dia, cada habitante de Jundiaí produz 1,4 quilo de lixo orgânico. Num mês, considerada uma população de 350 mil pessoas, o volume de resíduos chega a 8,3 mil toneladas (Geresol), média considerada alta. Todo o material é depositado no aterro sanitário de Várzea Paulista. A partir de abril deste ano, porém, o Geresol será responsável pelo recebimento dos resíduos que será pesado e aguardará transbordo para outro loca. A escolha do novo aterro será definida pela prefeitura, por meio de processo licitatório. (Jornal de Jundiaí)

O lixo é um dos grandes desafios deste tempo em que vivemos e se equipara em gravidade a outros problemas sérios, como a escassez de água potável, o desmatamento, o efeito estufa ou o rombo na camada de ozônio entre tantos outros.

Para piorar, a realidade brasileira nos mostra que muitas famílias defendem seu sustento em meio a ratos, porcos, urubus e insetos de todos os tipos. Trabalham em condições sub humanas adultos e crianças, que convivem com analfabetismo, fome, doenças crônicas, desnutrição, falta de moradia decente e falta de saneamento entre outros itens básicos. Todos os dias catam embalagens plásticas, papéis, latinhas de alumínio, separam vidros e restos de comida. Carregam pesados fardos, empurram carroças. Ganham de R$ 1 a R$ 6 por dia, mas o trabalho que fazem é fundamental para a sobrevivência de suas famílias. As crianças não tem vida de criança!

É uma dura realidade, que não faz parte da vida da maioria dos brasileiros que produzem lixo diariamente. Entretanto, cabe a cada um de nós parar e refletir sobre o assunto. A conclusão será óbvia: no LIXO não há só LIXO!

Portanto, sempre que você se deparar com os resíduos que irá descartar, pense nas possibilidades de sua redução, reutilização ou reciclagem. Seja responsável pelos seus resíduos mais do que simplesmente através da atitude de acondicioná-los em sacos plásticos e colocá-los à sua porta. Pense em todas as pessoas envolvidas com os resíduos e nos problemas que estes resíduos poderão gerar.

A geração de lixo começa em nossas residências, trabalho, escola etc. Portanto, é aí que devem começar as mudanças de atitudes!!! (Educação Ambiental)

A Diretoria

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...