quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Insegurança nas Lotéricas!

Um assalto ocorrido no começo de abril na Lotérica Campo Limpo Paulista, no Centro de Campo Limpo, terminou em tiroteio. Um guarda municipal foi atingido na cabeça por um projétil. O tiro pegou de raspão. O GM acertou quatro tiros em um dos assaltantes. Os marginais fugiram em direção à cidade de Atibaia e acabaram presos.(Jornal de Jundiaí)

Muito visadas e alvos de vários assaltos, as casas lotéricas aparecem com freqüência no noticiário policial, embora existam medidas de segurança impostas por cláusulas de seguro. A determinação é de que, por dia, devem ser feitos dois depósitos bancários do dinheiro arrecadado - é proibido manter em caixa mais de R$ 1 mil. As lojas dispõem ainda de cofres do tipo "boca de lobo", com equipamento de retardo. Infelizmente não é o suficiente para afastar os mal intencionados.

Hoje, são 6.500 casas lotéricas espalhadas pelo país e há uma tendência de crescimento do mercado, visto que a possibilidade de honrar os compromissos sem precisar enfrentar filas são os principais responsáveis pelo crescimento no volume de negócios das casas lotéricas. Das contas de água, luz e telefone de todo o país, metade é paga em casas de loteria e está em estudo a proposta de oferecer novos serviços, tais como: abertura de contas, pagamento dos aposentados pelo INSS, recebimento de IPTU e PIS e saques e depósitos de contas correntes e de poupança. Trocando em miúdos: mais clientes nas lojas e mais comissões para os empresários.

Para os empregados, a ampliação dos serviços prestados pelas lotéricas, além de não resultar em melhorias salariais, representa um desgaste, seja pela permanente necessidade de aprendizagem e atualização, seja pelo incremento do volume de serviço, seja pelas condições de segurança. Afinal, as lotéricas realizam grande parte dos serviços bancários e movimentam somas financeiras sem a mesma estrutura de segurança existente nos bancos; e os empregados das lotéricas representam uma mão-de-obra barata, pois não dispõem dos direitos e garantias dos bancários nem das condições de segurança exigidas nos bancos comerciais.

São contradições de um negócio que deveria ser bom para todos os envolvidos, mas não é. É necessário que as autoridades tomem ciência da situação de insegurança que envolve esses trabalhadores e as pessoas que utilizam os serviços das casas lotéricas, buscando criar mecanismos que possam coibir eficazmente o incremento das diversas formas de criminalidade que assustam, traumatizam e matam!

A Diretoria

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...