quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Praticando Cidadania!

Já está no site da Prefeitura de Jundiaí – www.jundiai.sp.gov.br - um link na cor verde – Consulta Pública/Orçamento 2007. O cidadão jundiaiense terá até 18 de setembro para enviar suas sugestões, manifestando-se em relação à peça orçamentária, pela Internet. A Prefeitura entregará na Câmara o Orçamento de 2007, em 30 de setembro.

Todo mundo paga imposto. Com esse dinheiro, as prefeituras fazem obras e prestam diversos serviços à população, portanto nada mais justo que consultar os munícipes para saber onde e como vai ser aplicado o dinheiro dos tributos recebidos.

As experiências participativas nas administrações municipais têm pipocado aqui e ali, sempre com sucesso. A população pode interferir na definição de prioridades e no aproveitamento dos recursos públicos através de iniciativas como a do Orçamento Participativo. Os cidadãos participam do processo através de organizações sociais ou individualmente. Com o Orçamento Participativo, a prefeitura estabelece limites e critérios para compartilhar o poder de decisão com os moradores das diversas regiões da cidade.

Esta moderna ferramenta chega à prefeitura de Jundiaí, que tem por objetivo saber quais as necessidades mais preementes da comunidade, as quais serão encaminhadas às secretarias competentes para que façam os ajustes no orçamento municipal, nos itens que se fizerem necessários.

As pessoas que não têm computador em casa poderão enviar sugestões por meio dos terminais Acessa Jundiaí, computadores instalados à disposição da população com monitores para orientação, que já estão funcionando em dois pontos: nos terminais do Situ Colônia e Vila Rami; em breve será inaugurado o do terminal Cecap.

Democrático, transparente, dinâmico e sob o controle público, o Orçamento Participativo pode estreitar a relação executivo/cidadão, que têm aqui uma excelente oportunidade de praticar cidadania!

A Diretoria

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...