sexta-feira, 15 de maio de 2015

A psicologia das cores

Fonte: emailmanager
Você já teve a sensação de tranquilidade ao olhar para a cor azul ou já se sentiu agitado ao se deparar com a cor vermelha? Assim como as palavras, as cores são poderosas e exercem influência direta sobre o humor, o comportamento e a decisão de compra do consumidor. Um estudo divulgado pela KissMetrics aponta que 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar, enquanto mais da metade desiste de um produto por ele não ter sua cor favorita. Além disso, a cor aumenta em 80% o reconhecimento de uma marca.

Como os homens e as mulheres percebem as cores 
Um estudo chamado Colour Assigments mostra a preferência das cores entre homens e mulheres. O público masculino prefere azul (57%), verde (14%) e preto (9%), enquanto o feminino tem uma queda maior pelo azul (35%), roxo (23%) e verde (14%). 

No outro polo, quando se trata da aversão a alguma cor, o marrom (27%), o roxo (22%) e o laranja (22%) aparecem entre os últimos colocados na lista dos homens. Já a para as mulheres, as cores menos atraentes são laranja (33%), marrom (27%) e cinza (17%).

Significado das cores
  • Amarelo: associada à energia, à criatividade e ao otimismo, é utilizada para chamar a atenção nas vitrines das lojas. Também lembra cautela ou cuidado, além de ser uma boa opção para detalhes ou botões de compra;
  • Azul: desperta confiança na marca e segurança. É frequentemente utilizada em negócios corporativos, pois estimula a produtividade e está associada à comunicação, à lógica e à espiritualidade;
  • Laranja: representa uma marca amigável, sociável, ativa, e por vezes divertida. É geralmente aplicada em call to actions com o intuito de estimular, sendo a cor preferida por compradores impulsivos;
  • Preto: cor com grande peso, relacionada à sofisticação, elegância e eficiência. Também atrelada ao luxo e ao poder, é ideal para produtos sofisticados;
  • Rosa: relacionada ao amor e à tranquilidade, simboliza o universo feminino e o romantismo. É indicada para produtos destinados a adolescentes e de uso pessoal feminino;
  • Roxo: diretamente ligada à resolução de problemas, como uma cor que acalma. Representa ainda a nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria. É indicada para produtos de beleza anti-idade e rejuvenescedores;
  • Verde: é uma cor que provoca relaxamento, remete à estabilidade, possibilidade e tranquilidade. Passa o sentimento de saúde e renovação, além de ser associada à natureza e ao meio-ambiente;
  • Vermelho: a mais quente e mais dinâmica entre as cores estimula energia e excitação, incentiva ações e a confiança, provoca a sensação de urgência e ansiedade. É ideal para liquidações.

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