A campanha internacional de prevenção do câncer de mama do Outubro Rosa, que tem
a grande caminhada marcada para este sábado (19), no Parque da Cidade, já
provocou um salto de 50% na marcação de exames especiais de mamografia. De
acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número chegou a 2.478 até
terça-feira (15).
Em setembro, a média desse período foi de 1.569 exames. E
os pedidos na primeira metade de outubro também já ultrapassaram todos os
atendimentos do mês anterior, que foram de 2.138.
Além de poderem ser marcadas em toda a redes de unidades de saúde, as
mamografias devem ser reservadas diretamente no evento de sábado (19), que
acontece entre 8h e 12h com diversas atrações.
A campanha está sendo marcada pela adaptação de luzes noturnas na tonalidade
rosa em diversos espaços de Jundiaí. Depois do Paço Municipal, também a Câmara,
o Teatro Polytheama, o Shopping Paineiras e a Associação Terapêutica de
Estimulação da Linguagem estão com sua iluminação em tons relacionados ao tema.
Nesta terça-feira (15), foi a vez do Museu da Companhia Paulista, no Complexo
Fepasa.
A mamografia é indicada para as mulheres acima dos 40 anos porque detecta nódulos mamários menores do que aqueles percebidos
pelo toque.
E as mulheres em situação mais vulnerável contam no Ambulatório de Saúde da
Mulher com todo o apoio de orientação sobre os direitos sociais nesse contexto,
como o saque do Fundo de Garantia (FGTS), o benefício da prestação continuada
(BPC), o auxílio-doença, o cartão especial de gratuidade no transporte coletivo
de Jundiaí, o processo de fornecimento gratuito de próteses, a cirurgia plástica
reparadora (caso seja necessária) e outros diretos como cartão de estacionamento
especial, isenção de impostos e quitação de dívidas.
Fonte: Portal prefeitura Jundiaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário