sexta-feira, 27 de abril de 2018

Mulheres gastam o dobro do tempo dos homens com tarefas domésticas

Fonte: Força Mulher
As mulheres dedicam cerca de 20,9 horas por semana na realização de afazeres domésticos e cuidados de pessoas, o dobro do tempo gasto pelos homens com a mesma tarefa.

A conclusão faz parte de estudo publicado nesta quarta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base na maior pesquisa sobre os lares brasileiros, a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua). Segundo a análise, os homens dedicam, na média, 10,8 horas semanais com as responsabilidades do lar.

O levantamento mostra ainda que 86% das pessoas em idade de trabalhar realizaram afazeres domésticos e/ou cuidados de pessoas no ano passado. O percentual é 3,3 pontos percentuais a mais do que o resultado de 2016. Sobre a participação por gênero, 92,6% das mulheres e 78,7% dos homens realizaram alguma dessas atividades em 2017.

Apesar das taxas de realização de afazeres domésticos e/ou cuidados de pessoas sejam maiores entre as pessoas ocupadas, a intensidade de horas semanais dedicadas às atividades é superior entre as pessoas fora do mercado de trabalho. Enquanto os ocupados dedicavam, em média, 14 horas semanais para essas tarefas, os não ocupados dedicavam cerca de 19,6 horas.

Na análise por regiões, a pesquisa aponta que os moradores do Sul do País correspondem aos que mais realizam atividades domésticas e cuidados de pessoas (89,3%). Por outro lado, o Nordeste tem o menor índice (81,8%). As regiões Centro-Oeste (88,1%), Sudeste (87,1%) e Norte (86%) completam a lista.

Ainda que o Sul tenha apresentado o maior percentual de pessoas com mais de 14 anos realizando afazeres domésticos e/ou cuidados de pessoas, foi o Nordeste que registrou a maior intensidade de horas semanais dedicadas a essas atividades: média total de 17,3 horas.

Tipos de atividade
O estudo aponta ainda que a principal atividade realizada pelos entrevistados é preparar ou servir alimentos, arrumar a mesa ou lavar a louça (80,1%). Por outro lado, a prática com menor percentual de praticantes é cuidar dos animais domésticos (43,8%).

As mulheres apresentaram percentual maior de realização de quase todas as tarefas elencadas, exceto no que diz respeito a fazer pequenos reparos ou manutenção do domicílio, do automóvel, de eletrodomésticos ou outros equipamentos, atividade que 63,1% dos homens que realizaram afazeres domésticos afirmaram executar.

O levantamento mostra ainda que, na passagem de 2016 para 2017, a ordem de importância das atividades se manteve. Cuidar da limpeza ou manutenção de roupas e sapatos e fazer pequenos reparos ou manutenção do domicílio foram as únicas atividades com redução de participação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...