quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Entidades sindicais estão organizadas para a manutenção da sustentação dos sindicatos na reforma trabalhista

Com a reforma trabalhista, que entra em vigor a partir do próximo dia 11 de novembro, entidades sindicais precisaram traçar novas estratégias para evitar o enfraquecimento das instituições e continuar defendendo os trabalhadores de maneira combativa e independente.Com o fim do imposto sindical, que custeia a estrutura e o trabalho das entidades na luta pelos direitos trabalhistas, elas se organizam para garantir o financiamento dos sindicatos na manutenção do arcabouço protetivo dos trabalhadores.

Por meio de assembleias, as entidades têm conseguido a aprovação das categorias para a manutenção da contribuição. A primeira entidade sindical filiada à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) a tomar esta medida foi o Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário de Guarulhos (Sindvestuario).

Antonio Neto, presidente da CSB, afirmou que esta é a orientação da Central para os 789 sindicatos filiados à Entidade. “A média de sindicalização no País varia de 7% a 30% (de cada categoria). Só o dinheiro dos sócios não sustenta as entidades. Tirar a contribuição é retirar o maior dinheiro de muitos sindicatos. Vai haver muita fusão”, disse Neto em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

“Quando a lei diz que é preciso prévia e expressa autorização, não quer dizer que ela deve ser individual ou por escrito. Se toda negociação é deliberada em assembleia, então essa autorização se dá na assembleia”, argumentou o secretário-geral da CSB, Alvaro Egea, para o jornal paulista.

O imposto sindical é fundamental para a vida das entidades sindicais. Além de fortalecer a luta pelos direitos dos trabalhadores, servem para custear a estrutura física e representar as categorias contra qualquer tentativa de subtração de conquistas. Além de negociar salários, os sindicatos estabelecem acordos coletivos com os empregadores, visando ampliação dos benefícios.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...