Fonte: Diário do Litoral
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que vai divulgar o acumulado dos últimos 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que reajusta os benefícios previdenciários, no próximo dia 8 de janeiro.
Com isso, nesta data os aposentados e pensionistas saberão de quanto será o reajuste nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As aposentadorias de quem ganha acima do salário mínimo (R4 788,00) são reajustadas de acordo com a inflação, que é medida pelo INPC. Por outro lado, o cálculo dos benefícios de um salário mínimo, é feito com o INPC mais o PIB dos últimos dois anos.
Desta forma, as aposentadorias e pensões baseadas no piso nacional conseguem benefício maior.
O reajuste será retroativo a 1º de janeiro e será pago a partir de 25 de janeiro para quem ganha salário mínimo e a partir de 1 de fevereiro para quem ganha acima do piso nacional.
A partir de 20 de janeiro os segurados poderão acessar os extratos de pagamentos dos benefícios já com o reajuste.
Expectativa frustrada
Os mais de 9 milhões de aposentados, que ganham acima do salário mínimo, tiveram expectativa em ganhar um aumento real a partir de 2016. É que, na recente reforma previdenciária, uma emenda parlamentar estendeu à categoria o mesmo reajuste do salário mínimo.
Entretanto, a presidenta Dilma vetou o reajuste e o veto foi mantido pelo Congresso Nacional. A política de reajuste do mínimo está mantido até 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário