quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Começa o Outubro Rosa!


Fonte: Prefeitura de Jundiaí
A campanha de prevenção do câncer de mama “Outubro Rosa” começa nesta quinta-feira, 1º de outubro, com cerimônia solene no Paço Municipal, às 9h30. E, neste ano, mais uma vez alguns prédios públicos, como o próprio Paço, o Fundo Social de Solidariedade e o Teatro Polytheama, ganham iluminação rosa para chamar a atenção da população para a campanha.

A programação contará ainda com a 3ª Caminhada Rosa com Zumba, no dia 25 de outubro, a partir das 8h30, no Parque da Cidade. Além disso, as unidades de saúde nos bairros participam da campanha e estão programando diversas ações durante o mês. Confira a programação no site da Prefeitura a partir do dia 30 (http://www.jundiai.sp.gov.br/).

Os números mostram o impacto positivo da campanha. Em 2012, em outubro, foram agendadas 1.985 mamografias. Em 2013, esse número saltou para 3.250. E, no ano passado, foram 3.485 solicitações no mês.

Atualmente, em Jundiaí, não há fila de espera para realização do exame de mamografia. São disponibilizados mensalmente cerca de 2.500 exames pelo Sistema Único de Saúde, mas a média de agendamento é de 2 mil/mês.

O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de mama, dedicando todo o mês de outubro ao tema. O foco é conscientizar as mulheres sobre a importância de conhecer os fatores de risco e os sintomas mais frequentes da doença e de realizar a mamografia (indicada para mulheres com mais de 40 anos ou por indicação médica). 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...