terça-feira, 18 de março de 2014

Aparecer demais na rede pode ser perigoso!

Fonte: Correio Braziliense
Em uma página na internet, Yorrally Ferreira – assassinada pelo ex-namorado no último fim de semana – publicava a maior parte de sua vida pessoal. Informações como a escola onde estudava, o local em que morava e identificações de familiares ainda podem ser acessadas por qualquer pessoa, mesmo aquelas que não enviaram uma solicitação para acompanhar as atualizações. O atual namorado da menina chegou a postar uma foto da cena do crime na rede. Assim como a jovem, milhares de pessoas usam a internet para fazer desabafos, mostrar um pouco de sua vida e divulgar fotos. Especialistas alertam para os cuidados de tamanha exposição.

Professor do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e psicólogo, Carlos Augusto de Medeiros explica que vivemos em uma sociedade na qual as pessoas procuram agir e se mostrar para ser reconhecido por um grupo. “Chegamos a ser, de certo modo, escravos do poder, do status, do reconhecimento. E as redes sociais maximizam isso. As pessoas têm que se preocupar muito e estar atentas para não perderem a individualidade”, diz.

Medeiros explica que a necessidade de alimentar os perfis na internet, se deu, especialmente, pela inovação da tecnologia, que possibilita a comunicação por muitas pessoas ao mesmo tempo e de forma extremamente rápida. “Se a gente voltar aos anos 1980, fora daquele círculo de amigos que tínhamos, poucas pessoas saberiam dizer onde você estava, com quem estava, o que estava fazendo. Agora, essa divulgação é muito rápida, e há uma necessidade de mostrar o que se está fazendo, onde se está”, acrescenta.


Além da exposição, muitas pessoas usam as redes sociais para publicar conteúdos que agradem não a ela mesma, mas aos seguidores, segundo o psicólogo. “Somos muito motivados pela atenção, pelo status, pelo reconhecimento a certos grupos. Então, quando postamos onde estamos – e o local confere status -, é muito mais provável que isso tenha valor para os que estão vendo”, define.

Cuidados: Lançadas na internet, as informações rapidamente se espalham e, com isso, dificilmente será possível manter a privacidade. O alerta da Polícia Civil do DF vai em direção aos cuidados com o que é publicado nas redes sociais. O Diretor da Divisão de Comunicação da PCDF, Paulo Henrique de Almeida, explica que a possibilidade de criminosos usarem as informações para delitos, como falsos sequestros, é grande.

O delegado diz que é preciso ter muito cuidado com dados, como a identificação de familiares, os gostos pessoais, as localizações onde o dono do perfil está ou esteve. “Um bandido consegue saber toda a vida da pessoa. Alguém mal intencionado consegue aplicar golpes ou até praticar abusos sexuais. Quando for compartilhar na internet, tem que lidar como se o perfil fosse aberto, pois a configuração pode falhar e a pessoa fica exposta, mesmo achando que publicou a informação apenas para os amigos”, diz Paulo.

Além da ação de criminosos, o diretor da Divicom alerta para as imagens e vídeos íntimos, que podem ser publicados na internet e vazados para o público em geral. “Todas as publicações das redes sociais ficam indexadas e, então, ficam acessíveis nas buscas on-line. É tudo muito interligado”, ressalta. “É preciso ter muito cuidado e restringir as informações ao máximo. Ninguém sai na rua dando número de cartão e outras informações”.

Não dê bobeira – Atenção com o que você coloca na internet
- Não adicione pessoas desconhecidas em redes sociais, mesmo que ela tenha ligações com amigos
- Evite, ao máximo, divulgar informações pessoais que demonstrem os locais que você frequenta para não ser vítima de emboscada
- Não exponha nomes de familiares a fim de que não sejam usados depois, por exemplo, em trotes para tentar extorsão
- Restrinja, ao máximo, dados, tais como telefones, endereços e número de documentos
- Não publique fotos ou vídeos íntimos, mesmo que seja em troca de mensagens pessoais. Hackers podem ter acesso mais facilmente se imagens estiverem em redes sociais.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...