sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A memória de Jundiaí em um click!

Durante os quase 40 anos em que trabalhou como jornalista, Geraldo Gomes Gattolini foi testemunha ocular de alguns dos mais importantes acontecimentos políticos do País. Desde quando deu início à carreira, na Rádio Clube de Itapira, em 1953, até os anos em que comandava a sucursal do Jornal do Brasil em São Paulo, Gattolini presenciou o nascimento e a extinção de diversos partidos políticos; viu, de perto, o burburinho de manifestações populares como as Diretas Já; de quebra, presenciou o surgimento e a ascensão de inúmeros líderes políticos, como Lula e Fernando Henrique Cardoso.

Em Jundiaí, não foi diferente. O também pesquisador e historiador - apaixonado pelas curiosidades da rica história da cidade - começou a pesquisar documentos históricos que ajudam a contar e a desvendar a história da cidade. O material pertence, na maioria das vezes, ao 1º Cartório, aos arquivos municipais - como da Câmara de Vereadores - e estaduais. 

O trabalho começou em 1997. Desde então, seu Geraldo vem destrinchando esse acervo, como um incansável garimpeiro histórico. Algumas dessas preciosidades, acompanhadas de artigos explicativos, estão disponíveis para consulta em seu recém-criado site www.memorialdejundiai.com, no ar há menos de uma semana e ainda passando por alguns ajustes técnicos, o que não inviabiliza a visita do interessado. 

No site também estão disponíveis cinco livros, todos de autoria ou co-autoria de Geraldo, que ajudam a contar a história política, econômica e social de Jundiaí. As obras, algumas ainda não publicadas, estão abertas para download na extensão pdf, tecnologia muito distante da Jundiaí retratada no portal.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...