sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Líderes sindicais brasileiros participam da abertura da Conferência da UNI Américas no Uruguai


Com a presença do presidente do Uruguai, José Mujica e do ministro do Trabalho, Eduardo Brenda, foi aberta na quarta (5/11) a 3ª Conferência Regional da UNI Américas, que reúne em Montevidéu mais de 400 delegados, observadores e convidados representando os trabalhadores dos setores de serviços de 20 países do continente, do Canadá à Argentina, inclusive líderes sindicais brasileiros, como Luiz Carlos Motta, que representa o Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da Força Sindical (SENTRACOMSERV) – do qual é coordenador-geral.

O evento, que será encerrado nesta sexta-feira, tem como tema “Rompendo Barreiras” e como lemas, “Batendo tambores por crescimento sindical, negociação coletiva e desenvolvimento sustentável”. Batendo tambores é uma referência ao instrumento básico do Candombe, a música popular de origem afro-uruguaia.

"É uma grande alegria para o governo uruguaio receber trabalhadores de toda a América. Estamos num país em que avançamos na garantia dos direitos trabalhistas e onde 100% dos trabalhadores têm convenção coletiva. Ter um movimento sindical forte é fundamental para que avancemos na ampliação da inclusão social da população", declarou o ministro Eduardo Brenda, ao dar as boas-vindas aos participantes da conferência,”. 

O presidente da UNI Mundial, Joe de Bruyn, disse: "A UNI vibra nas Américas e está rompendo barreiras em vários setores de atividades. Conseguimos avanços importantes em sindicalização, organização e conquistas para os trabalhadores. Redes sindicais e sindicatos fortes estão se constituindo nas multinacionais das Américas". Ele anunciou que está para ser assinado o primeiro acordo coletivo na Colômbia, país com tradição de perseguição ao movimento sindical. 


Bruyn também citou entre os avanços a campanha em vários países contra o Walmart, a maior empresa de varejo e a mais rentável do mundo, conhecida por sua política antissindical nos Estados Unidos e em todos os países onde opera, inclusive no Brasil.

Fonte: Centrais Sindicais

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...