quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dilma diz que negociará com Centrais aumento do Salário Mínimo



 Dirigentes das Centrais Sindicais estiveram na manhã desta quinta-feira (04/03) na Câmara dos Deputados, em Brasília, em reunião com o senador Gim Argello (PTB-DF) pedindo reajuste justo para o novo salário mínimo, que passa a vigorar a partir de janeiro de 2011. Dirigentes de todo país caminharam pelos corredores do Congresso pedindo “Valorização Já”.

Dilma Rousseff, disse que irá negociar com as Centrais Sindicais a proposta de aumento real do salário mínimo para o ano que vem. "Nós vamos de maneira sistemática valorizar o salário mínimo", afirmou Dilma em entrevista ao "Jornal da Band", na terça-feira (2), completando que também pretende discutir o assunto com o presidente Lula.

Dilma disse que vai conversar com os sindicalistas, que solicitam aumento real do salário mínimo para 2011, visando garantir a política de valorização permanente acordada entre as Centrais e o governo.

O salário mínimo é calculado com base no índice de inflação somado ao PIB de dois anos anteriores. Com essa metodologia, o aumento do salário mínimo para o próximo ano seria prejudicado, uma vez que o PIB de 2009 foi negativo (-0,2%), devido à crise mundial. "Como o PIB do ano passado foi zero, a inflação seria o único aumento. Estamos discutindo com as centrais um aumento maior que esse", disse Dilma.

De acordo com as Centrais, se para 2011 for mantido o reajuste que não contemplará ganho real aos trabalhadores, será rompido o acordo feito com o presidente Lula de valorização permanente para recuperar o salário mínimo. 
CGTB 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...