Ag. Diap
Enquanto o Brasil estiver em campo, 3,6 bilhões de
expectadores, quase metade da população da Terra, deve acompanhar pela TV,
internet, celular e demais dispositivos eletrônicos o evento esportivo mais
popular do planeta.
Empregos formais
A Copa do Mundo gerou cerca de 1 milhão de empregos no País,
o equivalente a mais de 15% dos 4,8 milhões de postos de trabalho formais
criados ao longo do governo da presidente Dilma Rousseff. Os dados fazem parte
de um levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
(Fipe), a pedido do Ministério do Turismo.
O estudo tem como parâmetro uma comparação entre a projeção
dos impactos gerados pela Copa e as informações do Cadastro Geral de Empregados
e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. O período de referência vai
de janeiro de 2011 a março de 2014.
Vagas
Dados regionais
O Turismo divulgou regionalmente a projeção de turistas por
cidade-sede e seus gastos no país durante o período da Copa: Brasília, Cuiabá,
Curitiba, Fortaleza, Manaus, Minas Gerais, Natal, Porto Alegre, Salvador, São
Paulo, Recife e Rio de Janeiro. Confira a tabela com os dados regionalizados.
Turistas estrangeiros
Os maiores gastos serão feitos pelos turistas estrangeiros
que virão, especificamente, para acompanhar a Copa. Em média, devem assistir
quatro jogos e a projeção é que gastem R$ 5,5 mil durante sua estada no país,
já descontadas as despesas com passagens aéreas e valores gastos no país de
origem. O número desses visitantes foi calculado com base nas vendas de
ingressos até a primeira semana de abril.
“Os turistas que vem para os jogos são visitantes que gastam
mais. É um público qualificado e queremos conquistá-los durante esse período da
Copa do Mundo”, afirma o ministro Vinicius Lages. Segundo ele, um dos bons
resultados pode ser verificado na Copa das Confederações, de 2013, quando mais
de 70% dos turistas estrangeiros entrevistados pretendiam voltar ao país neste
ano. A chegada de turistas estrangeiros ao Brasil pode aumentar entre 5% e 10%
após a Copa do Mundo, segundo o ministro.
A projeção considerou o gasto médio do turista na Copa das
Confederações e a proporção de pessoas hospedadas na casa de parentes e amigos
durante o evento. A base é a pesquisa feita pelo MTur em parceria com a
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Também foram relacionados os
gastos médios dos turistas brasileiros considerados pelo estudo de Demanda
Turística Nacional e estrangeiros da Demanda Turística Internacional.
Audiência
Metade dos habitantes da Terra estarão ligados na Copa do
Mundo de 2014, seja pela TV, pelo celular ou por outro dispositivo móvel que
receba sinais de televisão. Serão mais de 3,6 bilhões de pessoas acompanhando o
Mundial, número recorde para o evento esportivo de maior audiência do mundo, de
acordo com estimativa do Ministério do Turismo (MTur). O aumento é de 12,5% em
relação à última Copa, da África do Sul.
A Copa da África do Sul (2010) foi acompanhada por 3,2
bilhões de telespectadores, de acordo com a agência de pesquisa Kantar Sport,
que analisa o impacto do esporte no comportamento do consumidor, encomendada
pela Fifa. Segundo a agência, cerca de 2,2 bilhões de pessoas assistiram o
Mundial por pelo menos 20 minutos consecutivos, superando em 3% a audiência da
edição anterior, em 2006, na Alemanha.
A projeção de audiência para a Copa do Mundo no Brasil está
baseada no alcance que o país conseguiu com a Copa das Confederações, em 2013.
Segundo um estudo do Ministério do Turismo sobre o impacto econômico e social
do evento, a audiência média das partidas da Copa das Confederações Fifa Brasil
2013 subiu 50% em relação à última edição da competição, também sediada na
África do Sul - e muito disso se deve à capacidade e infraestrutura do Brasil
de geração e difusão das imagens.
A audiência das finais de Copa chamam a atenção. Cerca de
715,1 milhões de pessoas assistiram à final da Copa do Mundo da FIFA 2006,
entre Itália e França na Alemanha. A final da Copa do Mundo da África do Sul
2010, entre Espanha e Holanda, foi acompanhada por quase 620 milhões de telespectadores.
A última Copa das Confederações, no Brasil, registrou
números expressivos. A partida final entre Brasil e Espanha, na Copa das
Confederações, foi assistida por quase 70 milhões de espectadores. O jogo entre
Brasil e Uruguai, semifinal do campeonato, foi acompanhado pela televisão por
53,5 milhões de pessoas em nove mercados chaves. A outra semifinal da Copa,
entre Espanha e Itália, foi o evento esportivo mais assistido na Itália desde a
final do Campeonato Europeu de Futebol em 2012, com 12,5 milhões de espectadores
naquele país.
Para esta Copa do Mundo serão 73 mil horas de transmissão de
TV para mais de 200 países, o equivalente a um aparelho de TV ligado por oito
anos. Até o momento, são 19 mil profissionais de imprensa credenciados, o que
configura uma ótima oportunidade de apresentar não só os atrativos das
cidades-sede, como também de diversas outras cidades brasileiras. (Com MTur)
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