terça-feira, 26 de junho de 2012

Estoques de hemocentros diminuem até 30% no inverno


Ilana Paiva / Blog da Saúde
As férias estão chegando e, em grande parte do país, também chegou o inverno. É neste período que as pessoas tendem a ficar mais em casa, aproveitando a preguiça e descansando bastante. Porém, não se pode esquecer que nesta época também é grande o número de pessoas precisando de ajuda. Da sua ajuda.

No inverno, os estoques de sangue dos hemocentros ficam até 30% mais baixos, como também acontece no natal, réveillon e carnaval. O baixo índice de doação associado ao aumento da procura, já que neste período ocorrem muitas festas e viagens de férias – o que pode gerar um aumento no número de acidentes de trânsito, por exemplo -, é responsável por essa diminuição nos estoques. Então, não custa nada aproveitar um passeio e ir até o hemocentro mais próximo doar sangue e fazer a diferença.

Bastam apenas 15 minutos do seu dia para que até quatro pessoas possam ser beneficiadas com os 450 ml de sangue doado. Você não vai acreditar quando souber que esta é uma ação tão simples! Primeiro vale ressaltar que não dói. Além disso, é preciso ter entre 18 e 67 anos. A partir dos 16 é possível também, mas precisa ter o consentimento formal do responsável legal. Precisa ter peso mínimo de 50 kg e apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.

Também é possível colaborar de outras formas. Por meio do “Banco de Doadores Virtuais”, disponível na fan page “Doe Sangue” do Ministério da Saúde, você se cadastra informando o seu tipo sanguíneo, a sua idade, o estado onde mora e seu e-mail, assim, quando o estoque do banco de sangue mais próximo de onde você morar estiver baixo, será enviado um e-mail marketing o convidando a doar. Outro recurso interessante é a possibilidade de interação entre os usuários cadastrados, que podem, por exemplo, combinar uma doação coletiva.

Não deixe o inverno esfriar seu coração. Vá até o banco de sangue mais próximo e ajude a salvar vidas!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...