quinta-feira, 8 de março de 2012

8 de Março - Dia Internacional da Mulher - Mulheres na Política

A baixa proporção de mulheres no Congresso Nacional foi motivo de cobrança de comitê das Nações Unidas. Segundo o Cedaw - Comitê das Nações Unidas para Eliminação de toda as Formas de Discriminação contra a Mulher, apesar de o Brasil ter mulheres em pontos-chave da administração federal, a começar pela presidente da República, Dilma Rousseff e das dez ministras que fazem parte de seu governo, a atual bancada feminina na Câmara Federal representa apenas 8,77% do total da casa, com 45 deputadas. No Senado, há 12 senadoras, dentre os 81 lugares.

Ora, as dificuldades que as mulheres enfrentam para participar do campo político são imensas. Uma das maiores é cultural, ou seja, as mulheres são educadas para cuidar e os homens, para prover, paradigma enraizado profundamente na sociedade, que o movimento feminista atual tenta mudar.


Por conta disso, elas enfrentam discriminação em relação aos “afazeres femininos”, tendo de conciliar as questões familiares com as questões profissionais, geralmente sem a ajuda de seus parceiros. Uma evidência desse problema é o fato de que a maioria das mulheres que ocupam cargos eletivos têm mais de 40 anos e já criaram seus filhos.

Por isso, hoje, uma vez que o mercado de trabalho está sendo conquistado paulatinamente, elas buscam a adoção de políticas públicas que estimulem a divisão do trabalho doméstico entre homens e mulheres, para que possam exercitar sua cidadania através da política. 

A força que a mulher tem na política brasileira, embora ainda reprimida, é capaz de fazer transformações significativas. O eleitorado feminino é maioria. O engajamento da mulher na vida política do Brasil e do mundo demonstra a capacidade delas no comando de um cargo público.

Embora ainda faltem  incentivos para que a mulher esteja engajada no cenário político, a situação é de avanço, lento mas irreverssível, com a construção de uma democracia vinculada à transformação social necessária e a justa distribuição dos vários lugares de poder da sociedade, entre homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...