sexta-feira, 9 de junho de 2006

Cardápio 2005

O cardápio para 2005 não tem sido moleza para a área sindical. O ano tem está agitado para o movimento, que mais uma vez se vê obrigado a respirar fundo e partir para enfrentar mais uma luta.

Desde 2004, vários golpes têm sido programados para atingir os trabalhadores, através da reforma sindical proposta pelo Fórum Nacional dos Trabalhadores. O mais nefasto veio com a portaria 160, que limitava a arrecadação das contribuições confederativa e assistencial somente aos sindicalizados.

Convocados à luta, os sindicalistas deixaram de lado suas diferenças, unindo-se todo o movimento sindical, para reverter o quadro assustador que se apresentava. A vitória contabilizada com a criação do decreto legislativo 1225/04, que sustou a portaria. Mas a ofesiva para enfiar a reforma sindical goela abaixo do trabalhador, continua firme e forte, por parte do governo federal. A PEC 369 veio confirmar isto e embora o governo tenha feito um recuo estratégico, não significa que tenha desistido de seu intento.

Portanto, é bom relembrar que o modelo de sociedade na qual vivemos hoje, tende a desvalorizar o papel do trabalho, através de ofensivas sistemáticas aos direitos dos trabalhadores. Só nossa união poderá permitir a manutenção dos direitos já adquiridos e a reivindicação de melhores condições sociais e isto só pode ser conquistado através do fortalecimento das categorias trabalhadores. Um dos meios mais eficazes para este fortalecimento é a busca incessante de novos associados, pois, um sindicato é forte, quando tem representatividade.

Além disso, o trabalhador precisa estar consciente de que o Sindicato é um instrumento legal e efetivo de luta pela conquista de maiores salários, valorização profissional e melhores condições de trabalho; o Sindicato participa de campanhas e negociações, de reivindicações dos trabalhadores, negociando os acordos e convenções coletivas de trabalho, que beneficiam todos os empregados EAA.
E, não é só, o Sindicato mantém seus associados bem informados sobre os acontecimentos relacionados aos trabalhadores, mantém assistência Jurídica, Odontológica, possui inúmeros convênios com os mais diversos serviços etc.

“Sindicalizar é construir uma entidade respeitada, respaldada em uma forte organização local, em torno de uma relevante agenda negocial e de um pacote de serviços que assegure uma eficaz representação sindical ao conjunto de trabalhadores".

Estamos na luta!

A Diretoria
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...