quinta-feira, 25 de julho de 2013

Curso online para alunos com deficiências

Os estudantes da rede estadual com deficiência visual e auditiva das regiões de Jundiaí e Sorocaba agora podem contar com uma nova ferramenta para cursar aulas de inglês.

A Secretaria Estadual da Educação lançou uma plataforma que permite o acesso ao curso gratuito de inglês online  para estudantes que tenham deficiência visual ou auditiva. No total, são 4 mil vagas para estudantes cegos e surdos.

Para que os alunos com deficiência tivessem a participação garantida, foi desenvolvido um módulo com recursos de acessibilidade em todo o conteúdo, com audiodescrição, para as pessoas cegas e com baixa visão, e legenda e janelas de Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltado aos surdos e com deficiência auditiva.

Para ter acesso às aulas de inglês, os aulunos precisam estar conectados à internet. As aulas podem ser acessadas de qualquer computador, inclusive, das salas do programa Acessa Escola, onde todas as máquinas possuem um software leitor de tela que permite que usuários cegos ou com baixa visão utilizem os computadores.

As aulas de inglês online oferecidas pelo estado contam com tutores, que orientam os participantes, via bate-papo, com hora marcada e acompanhamento pessoal agendado, conforme a demanda. Estes profissionais também estarão aptos a auxiliar os alunos com deficiência.  

A carga horária do curso é de 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um. O curso começa dia 1º de agosto e vai até 3 de dezembro. Além do módulo acessível, a Secretaria também oferece outras 22 mil oportunidades para estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) cursarem as aulas online. Para todos os interessados, as inscrições podem ser feitas até dia 30 de julho no site.
Fonte: G1 Jundiaí

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...