Um feliz Natal para você!

Um feliz Natal para você!

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Novas tecnologias criarão saldo de 58 milhões de empregos até 2022


Fonte: Valor Econômico
Máquinas e algoritmos irão executar mais da metade das tarefas atualmente executadas por seres humanos em seus trabalhos até 2025, abrindo caminho para a eliminação de 75 milhões de vagas de empregos em todo o mundo, segundo um estudo apresentado nesta segunda-feira (17) pelo Fórum Econômico Mundial. No entanto, as inovações tecnológicas também criarão 133 milhões de novos trabalhos até 2022, deixando um saldo positivo de 58 milhões de vagas.

Os dados pertencem à pesquisa “Futuro dos Empregos 2018” (“Future of Jobs 2018”), que busca entender o potencial de novas tecnologias para excluir e criar vagas de emprego, além de preparar as pessoas para novas funções no mercado de trabalho que emergem dessa destruição criativa. Com base em uma pesquisa com altos executivos de recursos humanos e de estratégia de empresas de 12 setores, em 20 economias desenvolvidas e emergentes, que coletivamente representam 70% do PIB mundial, o relatório conclui que 54% dos funcionários de grandes empresas precisarão se readaptar e qualificar suas habilidades para aproveitar as oportunidades neste momento que o Fórum Econômico Mundial classifica como a “Quarta Revolução Industrial”.

Alerta 
Nesse cenário, o estudo alerta os trabalhadores que mais da metade das companhias pesquisadas pretendem contribuir somente com funcionários estratégicos na atualização de suas habilidades para lidar com as inovações.

Por outro lado, enquanto quase 50% de todas as empresas esperam que sua força de trabalho em tempo integral diminua até 2022, quase 40% esperam estender sua força de trabalho e mais de 25% esperam que o processo de automação crie novas funções. De volta à sala de aula

“É fundamental que as empresas assumam um papel ativo no apoio à força de trabalho existente por meio de reciclagem e qualificação, que os indivíduos adotem uma abordagem pró-ativa de aprendizado ao longo da vida e que os governos criem um ambiente propício para facilitar essa transformação da força de trabalho. Este é o principal desafio do nosso tempo”, diz o presidente Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, no comunicado que apresenta o relatório.

As profissões que mais devem crescer diante das inovações tecnológicas até 2022, segundo o Fórum Econômico Mundial, envolvem setores como análise de dados, desenvolvimento de software e aplicativos, comércio eletrônico (e-commerce) e mídias sociais. Ocupações que exigem habilidades humanas como vendas e marketing também devem se manter em alta com as inovações. Por outro lado, cargos mais administrativos são os que correm o maior risco de desaparecerem. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...