.

.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Para ter uma semana melhor

Fonte: Vix.com/escrito por Paulo Nobuo
O sentimento de tristeza, desânimo e até mesmo melancolia é bastante comum, conhecido e experimentado nas noites de domingo. O período nos lembra que o fim de semana de descanso chegou ao fim e faz com que a gente reflita sobre os compromissos profissionais e até mesmo questione escolhas na carreira.
A preguiça e a falta de perspectiva do término de domingo, porém, pode ser combatida com um simples hábito que, segundo o consultor de carreira norte-americano Nicolas Cole, é capaz de trazer bem-estar e melhor a produtividade de maneira surpreendente.

Como evitar a tristeza do domingo
Em um artigo ao site da revista Inc. Cole afirma que uma boa semana não começa na segunda-feira, mas sim no próprio domingo, quando a pessoa adota o costume de planejar os dias seguintes e mentalmente visualizar as atividades e tarefas que terá que exercer no ambiente de trabalho ou estudo. O especialista ensina que a técnica deve ser dividida em quatro partes:
Parte 1: em vez de passar a noite de domingo pensando apenas no futuro profissional, pare para refletir sobre o passado e tudo o que já conseguiu conquistar. Faça uma lista sobre o que fez e o que ainda precisa ser feito, estabelecendo novos prazos e até mesmo saídas inéditas para resolver assuntos inacabados.


Publicidade
Parte 2: a ansiedade é um dos principais motivos que causam tristeza e insegurança nas noites de domingo, podendo fazer até com que você perca o sono. Para minimizar o sentimento, tente separar seus afazeres da semana em diferentes categorias, dividindo entre assuntos pessoais e profissionais, listando os tópicos para facilitar a visualização e definição do conjunto.

Parte 3: começar a semana atrasado e correndo contra o relógio pode fazer com que você sinta que não irá conseguir realizar a tempo todas as suas tarefas, podendo causar ansiedade e estresse que comprometem toda a semana. Uma saída simples é se organizar na noite de domingo, preparando sua roupa e os objetos que precisa levar ao trabalho, adiantando tudo o que for possível.

Parte 4: tire alguns minutos da noite de domingo para relaxar, meditar, esvaziar a mente e ficar longe de aparelhos eletrônicos, como celular e tablets, e afaste-se momentaneamente das redes sociais. Ficar em total silêncio por apenas 15 minutos, segundo o profissional, pode garantir alívio surpreendente do sentimento de tristeza aos domingos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...