.

.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Entenda o índice de Confiança do Consumidor

Fonte: Exame, Fundação Getúlio Vargas e Fecomércio CE
O Índice de Confiança do Consumidor é um indicador econômico que expressa sensação do consumidor em relação à sua situação econômica pessoal e do país no curto e médio prazo, o que impacta diretamente no seu comportamento atual de consumo.

O índice também levanta outros dados de interesse como a intenção de compra de bens duráveis (carro e casa), a evolução dos preços e a capacidade de economizar vs. gastos. No Brasil, o ICC é medido a cada dois meses e seus indicadores variam entre 0 a 200 pontos. O índice 100 demarca a fronteira entre a situação de pessimismo e otimismo: abaixo de 100, diz respeito à situação de pessimismo; acima de 100, de otimismo.

No que diz respeito às percepções e expectativas dos consumidores, a pesquisa se refere somente a uma cesta de 18 produtos duráveis. Quanto às intenções de compra, a pesquisa se refere a todos os produtos que os consumidores desejam comprar.

Os resultados da pesquisa são estratificados por sexo, idade, escolaridade e renda familiar mensal e participam da pesquisa pessoas com mais de 18 anos.

Conhecer esse índice é essencial para quem trabalha no comércio, porque quando o consumidor está satisfeito e otimista em relação ao futuro, tende a gastar mais; quando está insatisfeito, pessimista, gasta menos. Os resultados da pesquisa revelam:


- índices de confiança dos consumidores e fatores que contribuíram para formação das suas expectativas;

- percepção sobre o mês seguinte para compra de bens duráveis;

- intenções de compra dos consumidores;

- tipos de produtos duráveis que os consumidores pretendem comprar no próximo mês;

- estimativa do valor das intenções de compra dos consumidores de produtos duráveis no próximo mês;

- formas de pagamento que os consumidores pretendem utilizar para realizar suas intenções de compra de produtos duráveis no próximo mês.

A pesquisa calcula três índices de confiança dos consumidores, reveladores do seu potencial de compras:

- Índice de Confiança dos Consumidores (ICC) : avalia a percepção dos consumidores quanto à sua situação econômica.

- Índice da Situação Presente dos Consumidores (ISP) – avalia o momento para compra de bens duráveis e a situação financeira atual das famílias dos consumidores, em um período de, no máximo, 30 dias.

- Índice das Expectativas Futuras dos Consumidores (IEF) – avalia as expectativas dos consumidores, em um horizonte de 12 meses, quanto à situação econômica e geral do Brasil e à situação financeira das famílias dos consumidores.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...