quarta-feira, 29 de maio de 2013

Doe Sangue, ajude a salvar uma vida e manter os estoques do hemonúcleo


Muitas pessoas não sabem, mas toda vez que alguém toma uma vacina, fica impedido de doar sangue. O período de restrição varia, conforme o tipo de vacina. Embora a campanha de vacinação contra a gripe seja importantíssima, por causa dela muita gente ficou impedido de doar sangue, por 30 dias, uma vez que a vacina muda toda a sorologia da pessoa e interfere nos exames para a doação.

O resultado é a redução nos estoques dos hemonúcleos de Jundiaí e região.  De acordo com o hemonúcleo de Jundiaí, neste mês houve queda de 30% nos candidatos à doação de sangue.

A preocupação aumenta com a chegada do feriado de Corpus Christ, quando muitas pessoas viajam, o número de acidentes aumenta e a necessidade de sangue também. Os dias de frio também afastam os doadores. 

Mas, dá para ser solidário e cuidar da sua saúde. É possível fazer as duas ações: prevenir a gripe e ajudar ao próximo doando sangue. A alternativa é primeiro doar sangue e depois tomar a vacina contra a gripe.

Pode doar sangue quem tiver entre 18 e 67 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado, não ter ingerido gordura, bebida alcoólica, fumado cigarro e ter dormido pelo menos 6 horas no dia da doação.

Quem quiser doar, basta ir à Colsan, na rua XV de Novembro, 1848, no Centro. O atendimento é de segunda a sábado das 7h30 às 12h30.
Fonte G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...