segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

INSS alerta segurados contra novo golpe aplicado por telefone

Cada vez mais os estelionatários e fraudadores estão direcionando seus golpes contra aposentados, pensionistas e idosos. O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) está fazendo um novo alerta aos aposentados e pensionistas para que tenham cuidado com golpes aplicados por meio de ligações telefônicas.

É que os criminosos estão, mais uma vez, agindo usando o nome do INSS para aplicar golpes e as vítimas, geralmente pessoas idosas e ingênuas, acabam caindo no golpe, pensando que possuem valores a receber.

Esses criminosos, segundo o CNPS, entram em contato com os segurados, via telefone, alegando que estes possuem uma quantia para receber da Previdência Social, referente a diferenças do Plano Collor.

Na maioria dos casos, os crimes são praticados porque o fraudador, conseguiu obter informações pessoais do próprio segurado se identificando como funcionário do CNPS.

Quando a vítima cai no golpe, é direcionada para fazer um depósito bancário, como adiantamento de honorários “pelo serviço a ser prestado”, e depois fica aguardando por um aviso, em sua residência, que nunca chegará, sobre o valor do dinheiro que teria direito de receber.


O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) informa ainda que tem por objetivo debater políticas de Previdência Social e não efetua pagamentos nem processa solicitações de benefícios.

“Pedimos para que os segurados contatados informem à Polícia e à Ouvidoria da Previdência Social, por meio da Central Telefônica ‘135’”, informa o CNPS. E alerta: “Isso é apenas mais um golpe. Não caiam, pois esse tipo de contato por telefone não é rotina da Previdência”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...