sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Venha participar da luta contra o câncer de mama

Portal Prefeitura de Jundiaí

PROGRAMAÇÃO

Precisa-se da sua ajuda!



Portal Prefeitura Jundiaí
O Fundo Social de Solidariedade precisa de doações de roupas para recém-nascidos. O prazo para as doações é até o dia 18 de outubro. Caso haja a possibilidade de doação, favor entregar diretamente na sede do Fundo Social (Av. Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, Portão 3, anexo ao Parque da Uva – Anhangabaú). 

Campanha Outubro Rosa incentiva diagnóstico precoce do câncer de mama

Fonte: Blog da Saúde
O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.


Como detectar precocemente
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações. É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama.


quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O bom humor no ambiente de trabalho

Dicas profissionais/Wagner Campos - Especialista em Marketing
Para se conseguir o bom humor em um ambiente de trabalho, além de ser um traço do perfil de cada indivíduo, é necessário reconhecer algumas condições que geram a satisfação profissional:
• Busque uma profissão em que possa desenvolver diariamente o que você sabe fazer de melhor, e com a qual mais se identifica;
• Busque sua felicidade. Não deixe para depois, não esconda seus sentimentos. Lute pelo que realmente acredita;
• Se há alguma situação em que se sinta desconfortável, resolva-a o quanto antes. Guardar este desconforto, apenas aumentará seu desgaste;
• Aja sempre com naturalidade, seja você mesmo;
• Capacite-se com freqüência. Participe de cursos, palestras, treinamentos, seminários. O aprendizado é importante para manter-se atualizado e competitivo, além de melhorar sua criatividade;
• Saiba ser tolerante com quem ainda não compreendeu seu temperamento ou seu estilo de vida. Faça amigos, seja pró-ativo e participativo.
Conte uma piada, converse, fale sobre algo que achou interessante e sorria. Revele seu carisma e simpatia para todos aqueles que dividem seu espaço. Mas lembre-se: sempre com moderação.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Programação do Outubro Rosa começa hoje em Jundiaí

Fonte:Jundiai.com.br
Começa hoje a terceira edição do Outubro Rosa, campanha municipal de prevenção ao câncer de mama. A abertura oficial será no auditório do Hospital Universitário, às 13h30, quando haverá um bate-papo sobre prevenção do câncer de mama.

A programação prossegue no dia 7. A Secretaria de Esportes vai levar as mulheres que frequentam as atividades nos diversos centros esportivos da cidade para uma atividade no Teatro Polytheama. O grupo vai assistir à peça “Senhor Dodói”, às 15h30, e na sequência participará de palestra sobre prevenção do câncer de mama, com a equipe do Ambulatório de Saúde da Mulher.


Dia Internancional do Idoso

Este dia foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade. Envelhecer não é um processo fácil; a mensagem do dia do idoso é passar mais respeito e carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família. 

Inclusão Socal um Direito do Trabalho

Tribunal Superior do Trabalho - TST

Outubro Rosa - Previna o câncer de mâma!

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e hoje é realizado em vários lugares. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros etc surgiu posteriormente e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão importante causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Fique atenta, previna-se!

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dia da Secretária!

Tribunal Superior do Trabalho - TST

Orçamento da cidade p/2015 prioriza Educação, Saúde e Mobilidade

O secretário de Finanças da Prefeitura de Jundiaí, Pedro Galindo, entregou na manhã desta terça-feira (30), a peça orçamentária de 2015 ao presidente da Câmara Municipal, na qual está previsto um orçamento de R$ 1,8 bilhão para o próximo ano, 7,5% maior em relação a 2014, de R$ 1,6 bilhão. As prioridades são Saúde, Educação e Mobilidade Urbana, com a construção do primeiro trecho dos corredores para transporte rápido de ônibus. O orçamento passará agora por audiência pública, com data a ser marcada pela Câmara Municipal, e posteriormente pela votação no Plenário - o que deve ocorrer antes do recesso de final de ano

Farmácias ampliam atendimentos e se tornam 'unidades de saúde'

Fonte: Jornal da Cidade 
Muitos consumidores se lembram de quando não precisavam enfrentar longas filas nos postos de saúde para uma simples aferição de pressão arterial, ou do tempo em que as inalações eram feitas nas próprias farmácias. Pois isso tudo está de volta. E vai além: a população agora está respaldada para fazer a consulta com o farmacêutico, uma consulta formal, que vai além daquele papo no balcão.

Uma nova legislação entrou em vigor no última quinta-feira (25/09), a Lei Federal 13.021/14 já conhecida como “Farmácia – Estabelecimento de Saúde” e, além de ser obrigatório que todos os estabelecimentos farmacêuticos tenham um profissional à disposição do público, permite também que esse profissional dê consultas nas farmácias espalhadas por todo o país.

A novidade possibilita, inclusive, que haja um espaço específico para a realização da consulta, como uma salinha atrás do balcão de atendimento. E as consultas poderão ser cobradas. O valor vai variar de acordo com cada farmácia, que também terá a responsabilidade sobre a consulta.

Em outras palavras, amplia o conceito de farmácia. Por isso, exatamente os dizeres da lei: “estabelecimento de saúde”. O conceito que estava restrito e mantinha os locais como “vendedores de remédios” muda: agora, poderão promover a saúde pública fazendo até mesmo vacinação.

União aperta controle sobre seguro-desemprego

Para reduzir fraudes e despesas no médio e longo prazo, o governo federal passou a exigir das empresas que informem, no momento da contratação, se o funcionário está recebendo, ou requereu, o seguro-desemprego. Desde a semana passada, as companhias estão obrigadas a repassar essa informação ao Ministério do Trabalho, além das já prestadas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A legislação proíbe que a empresa contrate um trabalhador sem que o pagamento do seguro-desemprego seja interrompido. Porém, como em algumas situações existem fraudes – combinação entre empresa e funcionário para que a contratação seja feita apenas após o recebimento de todas as parcelas do benefício -, o governo quer ter mais informações para conter esse tipo de irregularidade, que acontece principalmente em pequenas e médias empresas. O governo não tem estimativa do custo dessas fraudes.
Fonte: Valor Econômico

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Voto nulo não invalida eleição

Fonte: Agência Senado
Se mais da metade dos eleitores optarem por anular o voto nas eleições, o pleito será invalidado, como muita gente acredita? E uma nova disputa terá que ser organizada num prazo de 40 dias, com novos candidatos? A resposta, em ambos os casos, é NÃO.

O boato do voto nulo, apresentando-o como uma forma de protesto, circula na internet há anos e ganha força durante o período eleitoral. Os defensores dessa prática política argumentam que esse tipo de voto evidenciaria a insatisfação popular com os rumos atuais da política e a falta de identificação com os candidatos.

Protesto ou não, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem buscado esclarecer o tema. O entendimento da Justiça Eleitoral para a legislação em vigor é de que o voto anulado por vontade própria ou erro dos eleitores, mesmo se em quantidade superior à metade do eleitorado, não invalida a eleição.(...)


Confusão

Mulheres são 42,7% dos assalariados

Fonte: Agência Brasil
Elas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de mulheres assalariadas atingiu seu maior nível histórico em 2012, ano base para o levantamento. Naquele ano, 42,7% do total de assalariados no Brasil eram mulheres. O índice de 57,3% de homens entre o total de assalariados foi o menor resultado histórico da proporção.

Entre 2009 e 2012, a porcentagem de assalariados do público feminino saltou de 41,9% para 42,7%, um aumento de 0,8%. Já os homens remunerados passaram de 58,1% para 57,3% no mesmo período.

De acordo com o levantamento, o setor com maior presença de mulheres é o de Saúde Humana e Serviços Sociais. Nele, elas são 74% do total de assalariados, contra 26% do público masculino.

Já o setor onde as mulheres estão menos presentes é o de Construção, com apenas 8,7% do total de assalariados, segundo a amostragem. Os homens ocupam 91,3% dos cargos remunerados desse setor.

Somente em dois setores foi observada retração da proporção de mulheres assalariadas entre 2012 e o ano anterior: em Educação e em Atividades Imobiliárias. Os índices passaram de 67,4% em 2011 para 67,2% em 2012, e de 47,1% em 2011 para 46,5% em 2012, respectivamente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...