segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Outubro Rosa movimenta unidades de saúde em Jundiaí

UBS Guanabara
Fonte/Foto: Portal Prefeitura Jundiaí
A campanha contra o câncer de mama (Outubro Rosa), implementada pela Prefeitura de Jundiaí, prepara-se para a semana mais movimentada no período a partir desta segunda-feira (13). A agenda teve até uma multiplicação da caminhada principal, programada para domingo (19), no Parque da Cidade. Serão mais duas caminhadas: na sexta-feira (17), no Tulipas, e no sábado (18), no Jardim Santa Gertrudes.

No Tulipas, a concentração começa às 8h30, em frente à Igreja católica do bairro. Em seguida, o grupo segue em caminhada para o Parque Botânico Jardim Tulipas. Segundo a enfermeira da UBS, Roseli Souza Leal, estão programados ainda a apresentação de um vídeo sobre o câncer de mama e depoimentos de mulheres que tiveram a doença. Para finalizar, haverá ainda uma aula de zumba.

Na ESF Santa Gertrudes, o evento coordenado pelas enfermeiras Karen e Neide vai começar às 7h com um bate-papo sobre a importância da campanha. Exercícios de alongamento orientados pelo educador Marlow também estão previstos antes da saída para a caminhada, marcada para as 8h15 na rua Padre Norberto Mojola, 247. O encerramento será na UBS do bairro, que fica na rua Alice Guimarães Pelegrini, 780.

A iniciativa não é isolada. De acordo com a médica Maria Cristina Marques Romano, que atua nas gerências regionais e também como clínica na UBS Vila Rio Branco, a campanha do Outubro Rosa criou uma espécie de “competição do bem” dentro da rede de 37 unidades de saúde da rede municipal em torno de decoração e atividades que promovam o acolhimento da mulher e a prevenção do câncer de mama.

“Está uma coisa muito bonita de se ver. Creio que a maioria dos moradores de Jundiaí que passa pelas unidades está vendo essa adesão, mesmo de maneira singela e simples, para melhorarmos essa prevenção”, destacou Cristina.

Mais - Outro evento diferenciado da semana é a "Zumba Rosa" organizada pelas UBSs Vila Maringá e Comercial no sábado (18), a partir das 10h, na praça ao lado da unidade da Vila Comercial.

No mesmo dia, na UBS Anhangabaú, o evento é um coral organizado pelos alunos e professores da Escola Municipal Rotary Club a partir das 9h30. E ainda no sábado (18), na UBS Hortolândia, palestra da enfermeira Viviane será acompanhada de um chá beneficente.

A caminhada também foi escolhida como opção para um grupo da UBS Rui Barbosa na quarta-feira (15), com um passeio organizado ao Parque da Cidade.
Outras atividades estão ocorrendo em toda a rede de saúde, com muitas salas marcadas por adereços alusivos à campanha que visa reduzir o câncer de mama e aumentar a detecção precoce, que marca os casos de cura. Em muitos casos, como na UBS Ivoturucaia, a adesão é feita com a roupa rosa adotada pelos participantes da prática preventiva de Lian Gong.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que não existe fila para o exame de mamografia e o agendamento pode ser feito em toda a rede. Participe.

No domingo (19) será realizada a 2ª Caminhada Rosa Contra o Câncer de Mama no Parque da Cidade. A concentração será a partir das 8h30, na Praça Pôr do Sol, com aula de zumba e animação da Bateria da Saúde, da Cia. Paulista de Artes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...