quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Festas de final de ano aquecem mercado de trabalho em Jundiaí


Fonte/Foto: Portal Prefeitura Jundiaí
O final de ano em Jundiaí costuma ser positivo para quem busca por recolocação no mercado de trabalho. Os setores de comércio e serviços são os mais aquecidos no período que antecede o Natal e chegam a contratar mais de 3 mil pessoas. Segundo dados do Ministério do Trabalho e do Emprego, Jundiaí concentra quase 20 mil estabelecimentos entre comércio e serviços, que geram mais de 100 mil empregos.

E o processo de seleção e treinamento de pessoal tem início já em outubro. A maior parte desse universo é formado por contratações temporárias, com índices de 15% a 20% de possibilidade de efetivação definitiva.

A apresentação do candidato é um dos pontos cruciais que pode carimbar (ou não) a efetivação profissional. Nesse momento, um bom currículo é obrigatório. A coordenadora do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jundiaí, Cida Gibrail, explica que o órgão não trabalha por meio de seleção curricular, mas que as empresas costumam solicitá-lo antes de bater o martelo da contratação.

“Atuamos com nosso cadastro em sistema e por meio dele contratantes e mão de obra ganham aproximação. Mas as empresas têm o hábito de solicitar o currículo após essa proximidade.”

Cida dá dicas importantes para quem está de olho em uma oportunidade:
- Ter o currículo sempre atualizado;
- Não fazer uso de inverdades na montagem do currículo;
- Deixá-lo o mais enxuto e claro possível. “Menos é mais”;
- Os dados de contato têm de estar corretos para fácil localização do candidato;
- Se possível, sintetizar as informações em apenas uma página;
- Evitar floreios, cores ou fontes que possam dificultar a leitura.
 
Pit Stop do Comércio
Edson Maltoni, diretor de Fomento ao Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí, acentua que a Prefeitura de Jundiaí apoia uma mobilização conjunta entre Sindicato do Comércio Patronal e Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí. O objetivo é oferecer o cadastro de mão de obra gratuitamente ao contratante, sem intermediadores.
 
“É o programa Pit Stop do Comércio, um esforço conjunto que leva uma tenda a diversos pontos da cidade. Promotores diretos dessas instituições contratantes captam mão de obra no próprio local”, explica, ao lembrar-se que pouco mais de 3 horas no Parque Eloy Chaves foram suficientes para receber mais de 150 currículos. “O legal é que se a pessoa não tiver um currículo para ser entregue, a gente monta um para ela na mesma hora.”
 
Para mais informações sobre essa iniciativa, que costuma ocorrer junto às comemorações de datas importantes, o telefone é (11) 4583-1410.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...