terça-feira, 9 de setembro de 2014

Semana do Idoso em Jundiaí

Palestras, passeios, oficinas de culinária, sarau, coral, bailes e até um piquenique estão sendo organizados pela rede municipal de saúde para a 17ª Semana do Idoso, que começa dia 18 e vai até 27 de setembro. 

Este ano, das 55 ações confirmadas até agora, 48 serão realizadas nas unidades de saúde (UBS e USF) nos bairros de Jundiaí. “As unidades de saúde são o canal para chegarmos no idoso, principalmente aqueles que não têm costume de sair do bairro. A participação das equipes de saúde é fundamental para o evento, que nos possibilita ampliar o diálogo com esse público”, destaca a coordenadora do Idoso, Cláudia Sartori.

A adesão da rede de saúde ao evento ganhou força ano passado. Antes disso, a programação da Semana do Idoso era centralizada. “Foi uma gerente de UBS que nos sugeriu a descentralização. E o resultado foi muito positivo. Conseguimos atingir um número maior de pessoas. No ano passado, cerca de 2 mil idosos participaram das atividades nas unidades de saúde e a expectativa é de que esse número dobre.”

Palestras e passeios - A programação nas unidades de saúde começa dia 22 e segue até o dia 27. O destaque são as palestras, que vão abordar temas como envelhecimento, ansiedade e insônia, cuidados com o cuidador, prevenção de quedas, alimentação saudável na terceira idade e nutrição.

Outra ação que ganhou espaço na programação deste ano é a dos passeios. Várias unidades, como as UBSs Esplanada (dia 25), Jardim do Lago (dia 25), Maringá (dia 26), Vila Rami (dia 25) e Tamoio (dia 24), além da USF Vila Ana (dia 26) e da ESF Santa Gertrudes (dia 26), estão organizando os grupos para passeios no Parque da Cidade. Já a UBS Morada das Vinhas programou para o dia 26 um passeio ao Parque das Tulipas com direito a aula de lian gong e piquenique. 

A Guarda Municipal também participará do evento. No dia 24, dentro da programação da UBS Esplanada, uma equipe da GM dará palestra sobre defesa pessoal no centro esportivo Nilo Avelino Macedo, naquele bairro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...