sexta-feira, 19 de julho de 2013

Audiência Pública para discutir Programa de Metas de Jundiaí

Em tempos de democracia participativa é bom anotar na agenda: No dia 7 de agosto, a partir das 19 horas, a Câmara Municipal de Jundiaí vai realizar audiência pública para discutir projeto do prefeito Pedro Bigardi que trata do Programa de Metas para o período entre 2013 e 2016. A audiência começará às 19 horas e é aberta à população. Faça sua parte, participe!

Humilhação e pressão no trabalho não são questões individuais, mas da empresa

Para quem ainda pensa que a prática do assédio moral depende, antes de tudo, da rudeza de caráter de superiores capazes de humilhar subordinados em público, essa hipótese é categoricamente descartada por especialistas. A truculência das chefias é apenas uma espécie de condutor dessa prática, cada vez mais denunciada no mundo do trabalho. O fator gerador é, antes de tudo, a forma como o trabalho é organizado e como são traçados os objetivos a serem alcançados por sua excelência, a empresa.

É essa a avaliação dos participantes do 1º Ciclo de Debates Sobre Assédio Moral e Discriminação nas Relações do Trabalho, evento promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP). Na visão dos estudiosos dedicados ao tema, o modelo de organização administrativa dificulta que o assedio moral seja visto como uma causa organizacional e institucional. E a visão individualizada do problema, com um fenômeno entre uma "vítima" e um "agressor", dificulta seu combate.

INSS endurece regra do empréstimo consignado

O governo adotou medidas mais rigorosas para minimizar as fraudes no consignado do INSS. Agora, o limite de 30% do valor do benefício para pagar a prestação do empréstimo pode ficar bloqueado por até 60 dias.

Quando o aposentado fizer uma denúncia de suspeita de fraude, o INSS fará o bloqueio do limite de empréstimo do benefício por um período de 39 dias, até que o caso seja apurado no banco onde a operação suspeita foi feita.

O objetivo do governo é impedir que, influenciado por um advogado golpista, o aposentado faça uma denúncia falsa sobre o primeiro empréstimo para depois pedir um segundo crédito em outro banco.

O advogado promete que vai conseguir cancelar um dos empréstimos e cobra uma comissão do aposentado. Quando o INSS descobre que os dois empréstimos são verdadeiros, o advogado já recebeu a comissão dele e o aposentado fica com as duas dívidas.

“Estima-se que 8% do total de empréstimos seja fraudado e é este tipo de golpe que tem de ser combatido", avalia Theodoro Vicente Agostinho, da Comissão de Seguridade Social da OAB de São Paulo.

Outra medida do INSS que já está em vigor é o bloqueio do empréstimo por 60 dias sempre que houver alteração de endereço do aposentado.
Fonte: Diário de SP

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Derivação dos partidos políticos brasileiros...

Analise e tire suas conclusões!

Plantão de vacinas aos sábados em Jundiaí

 Um novo sistema para vacinação de crianças, adultos e idosos está em funcionamento todos os sábados na UBS Central para atender os moradores de Jundiaí que não possuem tempo durante os outros dias da semana para cuidarem da sua saúde preventiva.

Carteirinha na mão 
Como na maioria dos casos o atendimento é realizado fora da unidade onde o morador está cadastrado, o novo serviço pede que os usuários levem sua carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde) ou, principalmente, a carteirinha de vacinação das crianças.

Agenda
A imunização em todo o território brasileiro segue as normas do Calendário Nacional de Vacinação, de acordo com os grupos-alvo. Para as crianças de até quatro anos de idade as vacinas são BCG, Hepatite B, Penta, DTP, Vip (e Vop), Pneumo 10, Rotavírus, Meningo C e Tríplice Viral. Desde o ano passado, foi incorporada também a Poliomelite para menores de seis meses e doses de reforço para as demais.

Para adolescentes de 10 a 19 anos estão na lista a Hepatite B, a Tríplice Viral e a Dupla Adulto. Para adultos de 20 a 59 anos constam as vacinas Hepatite B, Tríplice Viral e Dupla Adulto (esta com reforço a cada dez anos). Os idosos acima de 60 anos também contam com a Dupla Adulto. E as gestantes também devem ficar atentas com as doses recomendadas da Hepatite B e Dupla Adulto.

Para conhecer melhor os prazos e as doses do calendário nacional, informe-se na unidade de saúde mais próxima ou no plantão dos sábados da UBS Central, na rua Jorge Zolner, 201, em frente ao pronto socorro do Hospital São Vicente.

Fonte: Portal da Prefeitura de Jundiaí

Férias - Diário do Litoral 18 jul 2013


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Inscrição para creches vai até dia 30 de julho

Até o dia 30 de julho deste ano, as famílias que moram em Jundiaí, interessadas em vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil e instituições conveniadas de período integral – para crianças de 4 meses a 3 anos – deverão realizar as inscrições. O atendimento é das 8h30 às 16h, na Secretaria de Educação e Esportes, Núcleo Administrativo de Creches, localizado na Avenida Dr. Cavalcanti, nº396, Vila Arens.

O período de inscrição faz parte do calendário já estabelecido e é trimestral. Ou seja: para os meses de janeiro, abril, julho e outubro, sempre do dia 15 ao dia 30 do mês em questão, de acordo com o decreto 24.302, de 11 de março de 2013, publicado em 26 de março de 2013.

Inscrição

Para a inscrição, os pais ou responsáveis legais (aqueles que detêm a guarda provisória ou definitiva da criança) deverão comparecer munidos de cópia dos seguintes documentos:

CNTC - Coordenadoria da Mulher realiza reunião em Brasília

Dia 16/7 a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) sediou reunião da Coordenadoria da Mulher, composta por representantes e delegadas das Federações dos trabalhadores no Comércio e Serviços de todos os Estados. Helena Ribeiro da Silva, presidenta do SEAAC e Antonia Vicente, diretora, participaram do evento.

A extensa pauta foi apresentada pela delegada efetiva do grupo, Elizabete Madrona, presidenta do Sindicato dos Comerciários de Paranavaí e apreciada pelas 38 mulheres presentes, representantes de 17 Federações estaduais, e também pelo presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto e os diretores Luiz Carlos Motta, Lourival Figueiredo Melo, José Francisco Pantoja e convidados do evento.      

Dentre as propostas apresentadas destacou-se a necessidade de criar mecanismos para deflagrar a conscientização das mulheres comerciárias, aumentando, assim, sua participação nas lutas em defesa da categoria em todas as instâncias, inclusive ampliando a representatividade da mulher nos cargos decisórios das organizações sindicais e nas instituições públicas e privadas do país.


Manifestações são importantes para avançar pauta trabalhista

Com um Congresso Nacional majoritariamente patronal, a pressão social sobre os parlamentares e o governo federal, como a que vem das manifestações organizadas dia 11/7 pelas centrais sindicais e pelo MST em todo o país, é a única forma de fazer avançar as demandas dos trabalhadores. Essa é a avaliação de Antônio Augusto de Queiroz, analista político e diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). “Se não houver pressão da sociedade e junto ao governo, dificilmente matérias e pautas trabalhistas serão aprovadas no Congresso. Daí a importância desse dia, com a unidade de todas as centrais sindicais brasileiras”, afirmou em entrevista à Rádio Brasil Atual.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Leasing fecha acordo coletivo de trabalho


Já está disponível para consulta online a CCT Leasing 2013/14.  

Seguro-desemprego voltará a ter ganho real, diz ministro do Trabalho

O seguro-desemprego voltará a ser corrigido pela mesma fórmula aplicada ao salário mínimo (acima da inflação), independentemente do valor do benefício, de acordo com o ministro Manoel Dias (Trabalho).

A regra, que leva em conta a inflação passada e o crescimento da economia, deixou de ser usada no início deste ano para os benefícios acima de um salário mínimo (atualmente R$ 678).

Em vez disso, o governo passou a reajustar as faixas superiores com base apenas na variação de preços registrada pelo INPC. Na prática, isso significou uma correção de cerca de 6,2%, em vez dos 9% que estariam garantidos pelo modelo em vigor até então.

A decisão pelo reajuste menor foi tomada de forma unilateral pelo governo e ainda aguarda o aval do conselho responsável pelo seguro-desemprego (Codefat), que tem representantes de governo, trabalhadores e empresários.

Nesse período, enquanto as centrais sindicais pressionavam nos bastidores para derrubar a regra, a equipe econômica se articulava para mantê-la. A previsão é que haja um desfecho nas próximas semanas, quando está prevista nova reunião do conselho.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

15 de Julho - Dia do Homem no Brasil

No Brasil, desde 1992 de forma não oficial, o Dia do Homem é comemorado em 15 de Julho,  A data oficial, o Dia Internacional do Homem é um evento internacional celebrado em 19 de Novembro de cada ano. As comemorações foram iniciadas em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia. Independente da oficialização da data, é uma boa idéia para  incentivar a melhoria  da saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), avançar na relação e igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens.

Homem, cuide de sua Saúde!
Lembre: a cada três mortes de adultos, duas são de homens. Com uma perspectiva de vida menor, cerca de sete anos e meio a menos que as mulheres, o homem é acometido, com maior incidência, por infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Pneumonia, cirrose e diabetes também estão entre as principais doenças adquiridas por indivíduos do sexo masculino. Além disso, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é uma das causas mais frequentes de mortes, com o crescimento de 120% nos últimos 34 anos.

Camisinhas femininas disponíveis nas UBS de Jundiaí

As Unidades Básicas de Saúde de Jundiaí receberam novo estoque de preservativos femininos do Governo Federal. Além do alto custo do preservativo feminino, aproximadamente 80 vezes maior do que o masculino, também os motivos de ordem cultural que dificultam o uso deste tipo de camisinha.


Além das unidades de saúde (UBS e PSF), o preservativo feminino e também outros insumos podem ser encontrados no Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA), que é um serviço público de saúde responsável por oferecer orientação e exames gratuitos para HIV, sífilis, hepatites B e C. 

O atendimento é sigiloso e realizado por uma equipe multidisciplinar. Está situado na rua Conde de Monsanto, 480, 1º andar, telefone (11) 4586-2402, no bairro do Vianelo.
Fonte: Rádio Dufusora Jundiaí

Após jornada, centrais indicam novos protestos em agosto

O Dia Nacional de Lutas fortaleceu o sentido de unidade entre a classe trabalhadora, chamou a atenção para pautas que são de toda a sociedade e preparou o terreno para novas manifestações, caso Congresso e governo federal insistam em manter as negociações sobre as reivindicações estagnadas. Estas foram as conclusões dos dirigentes das centrais sindicais após o encerramento de ato público na Avenida Paulista, que encerrou a mobilização desta quinta-feira (11) em São Paulo.

30 de agosto
As centrais voltaram a se reunir nesta sexta-feira (12) na sede da Força Sindical, em São Paulo e resolveram estabelecer um prazo para que o governo federal negocie as reivindicações. Se não houver vontade de diálogo por parte da.s autoridades, os dirigentes irão realizar o Dia Nacional de Paralisação, que foi marcado para 30 de agosto.

Terceirização
Também ficou decidido que dia 6 de agosto as Centrais farão atos em frente às entidades empresariais nos Estados para cobrar a retirada da pauta do Congresso Nacional do Projeto de Lei 4.330, que amplia a terceirização. 

Pauta

É urgente para os trabalhadores que os seguintes itens sejam atendidos: fim da terceirização abusiva; redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução de salário; 10% do PIB para educação; 10% do Orçamento da União para a saúde; fim do Fator Previdenciário.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...