.

.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Outubro Rosa dobra procura por mamografias


A campanha internacional de prevenção do câncer de mama do Outubro Rosa, que tem a grande caminhada marcada para este sábado (19), no Parque da Cidade, já provocou um salto de 50% na marcação de exames especiais de mamografia. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número chegou a 2.478 até terça-feira (15). 

Em setembro, a média desse período foi de 1.569 exames. E os pedidos na primeira metade de outubro também já ultrapassaram todos os atendimentos do mês anterior, que foram de 2.138. 


Além de poderem ser marcadas em toda a redes de unidades de saúde, as mamografias devem ser reservadas diretamente no evento de sábado (19), que acontece entre 8h e 12h com diversas atrações.

A campanha está sendo marcada pela adaptação de luzes noturnas na tonalidade rosa em diversos espaços de Jundiaí. Depois do Paço Municipal, também a Câmara, o Teatro Polytheama, o Shopping Paineiras e a Associação Terapêutica de Estimulação da Linguagem estão com sua iluminação em tons relacionados ao tema. Nesta terça-feira (15), foi a vez do Museu da Companhia Paulista, no Complexo Fepasa. 

A mamografia é indicada para as mulheres acima dos 40 anos porque detecta nódulos mamários menores do que aqueles percebidos pelo toque.

E as mulheres em situação mais vulnerável contam no Ambulatório de Saúde da Mulher com todo o apoio de orientação sobre os direitos sociais nesse contexto, como o saque do Fundo de Garantia (FGTS), o benefício da prestação continuada (BPC), o auxílio-doença, o cartão especial de gratuidade no transporte coletivo de Jundiaí, o processo de fornecimento gratuito de próteses, a cirurgia plástica reparadora (caso seja necessária) e outros diretos como cartão de estacionamento especial, isenção de impostos e quitação de dívidas.
Fonte: Portal prefeitura Jundiaí

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...