sexta-feira, 26 de julho de 2013

Jundiaí marca Dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Neste sábado (27) acontece na praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, o evento relativo ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Em um toldo instalado perto do coreto, atrás da Catedral Nossa Senhora do Desterro, técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Visat/Cerest) vão distribuir materiais educativos e orientar os interessados a respeito do tema.

O primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho foi o Brasil, em 1972. Nessa categoria, estão incluídos os acidentes no ambiente de trabalho e também aqueles ocorridos no deslocamento habitual entre a residência e esse local.

Todas as ocorrências desses tipos devem ser notificadas no documento conhecido como CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), sendo o setor de vigilância em saúde o responsável pelo monitoramento e medidas adequadas. O documento garante direitos ao trabalhador como o auxílio doença, o depósito do fundo de garantia durante o afastamento e a estabilidade de emprego em afastamento superior a 15 dias.

Com atuação regional, o Visat-Cerest de Jundiaí divulga materiais informativos sobre o motociclista e a segurança no trânsito, a saúde vocal de quem trabalha com a voz, os cuidados com a audição em ambientes ruidosos, o uso adequado de agrotóxicos, a prevenção de lesões e distúrbios no trabalho e outros temas.

No evento, que acontece das 8h às 12h, os profissionais da saúde e segurança orientarão quanto à prevenção no trabalho e distribuirão um material educativo e informativo.

Seja em caráter permanente ou temporário, o acidente de trabalho inclui também as doenças ocupacionais. As causas de um acidente podem ser naturais ou por falta de medidas de proteção.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...