quarta-feira, 10 de julho de 2013

Centrais se reúnem com presidente do Senado

Representantes de centrais sindicais entregaram dia 9/7 ao presidente do Senado, Renan Calheiros, uma pauta com várias reivindicações. 

O encontro foi acompanhado pelo senador Paulo Paim (PT-RS). A Força Sindical, CUT, Nova Central, UGT e a Conlutas, entre outras centrais, estiveram presentes.

Uma das demandas apresentadas foi a derrubada dos vetos à regulamentação da Emenda 29, que poderia garantir mais recursos para a saúde. As centrais sindicais ainda defendem a manutenção do veto que permite a transformação do trabalhador em pessoa jurídica.


Manifestações
As centrais confirmaram a intenção de realizar manifestações e paralisações nesta quinta-feira, dia 11, para cobrar do governo mudanças na política econômica, avanços na política salarial para aposentados e redução da jornada de trabalho. Haverá uma reunião com as centrais sindicais na sexta-feira (12/7) e, dependendo da sinalização do governo, poderá ser convocada uma greve geral.

O senador Paulo Paim destacou o “movimento unitário” das demandas, já que todas as centrais sindicais participaram do encontro com Renan. Paim disse que os trabalhadores querem que “o Executivo se mova”. Ele acrescentou que o Congresso pode “apontar caminhos” em apoio às manifestações das ruas, para que o governo atenda “pelo menos em parte” as reivindicações apresentadas. “O Executivo recebe os movimentos sociais, mas não negocia um ponto”, lamentou o senador.

Responsabilidade fiscal
Renan Calheiros informou que está agendada para esta quarta-feira (11/7) uma reunião com as lideranças do Senado e da Câmara dos Deputados, em que será discutido um critério para priorizar a apreciação dos vetos. As reivindicações das centrais sindicais poderão constar da pauta da reunião. Ele disse que o Congresso precisa ter cuidado com a responsabilidade fiscal e acrescentou que o ideal é ter um critério consensual entre o Congresso e o governo na apreciação dos vetos.

Renan relatou que, em reunião com a presidenta Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, a presidenta manifestou preocupação de que a derrubada de algum veto comprometa as contas do governo.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...