sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lei Maria da Penha: registro de violência na polícia basta para abertura de processo

A mulher que sofre violência doméstica e comparece à delegacia para denunciar o  agressor já está manifestando o desejo de que ele seja punido. A partir de hoje,  não há necessidade de uma representação formal para a abertura de processo com base na Lei Maria da Penha. Esse entendimento foi adotado pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar um recurso contra decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Trabalhadores ampliam sua representação no Congresso

A bancada sindical eleita é formada por 61 congressistas - 54 deputados e sete senadores. Desses, 47 disputaram a reeleição - 45 deputados e dois senadores. Ao todo, 39 deputados renovaram seus respectivos mandatos e 22 são novos. A bancada sindical poderá aumentar, já que ainda falta confirmar se os novos eleitos dos estados do Amapá, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Sergipe são ou foram sindicalistas.

Lições para a Vida!

O resgate dos 33 mineiros chilenos e dos seis socorristas que desceram ao fundo da terra para ajudar o içamento foi concluído com pleno êxito e antes do tempo previsto. Um show de competência, engenhosidade, solidariedade. Ficam a lições: prepare-se para o imprevisto, reveja sempre as normas de segurança, mantenha a esperança. Mais uma vez fica patente as condições duras nas quais os mineiros de todo o mundo realizam o seu trabalho e que devem sempre estar sob vigilância constante. Mais uma vez o Chile mostra ao mundo seu preparo para enfrentar desastres, nove meses apenas depois do terremoto que devastou o país. Tem lição aí para o mundo todo aprender, basta ser esperto e prestar atenção.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Trabalhadores lotéricos estressados pela greve dos bancários

A greve dos bancários continua refletindo negativamente nas casas lotéricas. As filas são enormes, o fluxo de dinheiro muito maior que o normal, o andamento do trabalho fica estressante, os bandidos são atraídos como moscas no mel. Um ciranda que intimida e degasta o trabalhador.

O resgate da vida não tem preço

Finalmente, depois de mais de dois meses confinados a 700 metros de profundidade, os mineiros chilenos começaram a ser içados. Mais uma grande lição para os adeptos do capitalismo desenfreado, que tantas desgraças tem provocado ao longo da história humana.

De forma inequívoca, fica demonstrado neste episódio que o resgate da vida não tem preço, não tem discussão, não tem alternativas e coloca em movimento o engenho, a solidariedade, a capacidade de sacrifício a serviço da manutenção da vida das vítimas.

Não é mais possível que vidas humanas fiquem sujeitas a tais “imprevistos”, tratadas apenas como danos colaterais no processo do trabalho que enriquece o mercado de capitais.

Assim como o setor petrolífero jamais voltará a ser o mesmo de antes do vazamento no Golfo do México, o setor de mineração também deve mudar. E não há alternativa, tem de ser para melhor. 

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Partidos não cumpriram cotas de mulheres nas Eleições 2010

A Lei de Cotas não foi cumprida por 82,6% dos partidos/coligações em todo o país nas Eleições 2010. O levantamento foi feito pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e pelo site www.maismulheresnopoderbrasil.com.br, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...