sexta-feira, 24 de abril de 2009

Escândalos no Congresso: Eleitor é co-responsável porque elege maus parlamentares

A sucessão de escândalos que atinge o Congresso Nacional intensifica a descrença na instituição. Entretanto, apesar da proliferação de denúncias, a crise de confiança pode ser benéfica para o cidadão que deverá estar mais atento e escolher com mais critério os seus representantes.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Movimento Sindical atento ao oportunismo dos patrões

Patrões estão aproveitando a oportunidade para alegar que a crise aparece como barreira para os trabalhadores obterem ganhos reais e recuperarem o poder de compra perdido com a inflação. As centrais reagem e a ordem é pressionar para não deixar a crise econômica prejudicar as negociações salariais deste ano. O movimento sindical está com a luz amarela acesa.
Agência Diap

Imagem do Judiciário em xeque

O presidente do Supremo Tribunal Federal - STF, Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa bateram boca em sessão plenária durante um julgamento nesta quarta-feira (22). O ministro Joaquim Barbosa acusou o presidente do STF de estar ''destruindo a credibilidade da Justiça brasileira''. Esta não é a primeira vez que Gilmar Mendes é confrontado por colegas do juidiciário. Em 2002, quando foi indicado para o STF pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, Mendes já era apontado como prejudicial à imagem da justiça brasileira. Pois é...
Agência Brasil

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Alta rotatividade na ocupação de vagas de trabalho

Metade dos trabalhadores brasileiros do setor privado que têm carteira assinada fica menos de dois anos no emprego. É o que revela estudo feito pela Universidade de Brasília (UnB), baseado em dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego feita anualmente pelo Dieese. De acordo com a pesquisa, 50% dos empregos duram menos de 24 meses, 25% duram menos de oito meses e 25% têm duração maior que cinco anos. O levantamento também mostra que todos os anos 40% das pessoas que trabalham com carteira assinada perdem o emprego. O autor da pesquisa, o sociólogo Roberto Gonzales, afirma que essa alta rotatividade tem implicações salariais e acaba dificultando a construção de uma carreira profissional.
Esta é uma situação que precisa ser modificada através da força política e sindical brasileira.
Agência Brasil

segunda-feira, 20 de abril de 2009

OIT: 90 anos a serviços dos trabalhadores

A Organização Internacional do Trabalho - OIT defende liberdade sindical e negociação coletiva como direitos da humanidade!

A partir do dia 21 de abril, a OIT celebrará seu 90º aniversário com uma série de eventos e iniciativas em nível mundial, organizados por governos, organizações de trabalhadores e empregadores representando seus 182 estados membros.

A OIT foi criada em 1919 no fim da Primeira Guerra Mundial, para melhorar a sorte dos trabalhadores e contribuir para a causa da justiça social em todo o mundo. Para permitir cumprir estes objectivos, a OIT adoptou uma estrutura tripartida. Desde 30 de Junho de 1998 a Organização reúne representantes dos governos, empregadores e trabalhadores dos países membros. Ambas partes têm uma tarefa de decidir as medidas adequadas para alcançar este objectivo dual.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...